CN

Pesquisar

Dia das Crianças: alta da inflação afeta preço de brinquedos, diz Fecomércio-BA

A alta da inflação causou um aumento de cerca de 15% no preço de brinquedos, segundo informações da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio-BA).

A Fecomércio-BA analisou 13 itens e verificou que 11 estão com aumento de preços em relação ao ano passado. O destaque ficou por conta das roupas e sapatos com produtos que subiram mais de 30%. Por outro lado, houve uma redução no preço de eletrônicos, que estão até 12% mais baratos.

O vendedor autônomo Wilson Santos disse que o movimento está baixo, se comparado aos anos anteriores.

“Em outras épocas já estava bem desenvolvido para o Dia das crianças, mas agora está bem parado. Estou vendendo porque está chegando a Copa, não é? E está vendendo por isso”, comentou.

Já o ambulante Antônio Paixão detalhou que o reajuste no preço dos produtos precisou ser repassado para os clientes.

“Vem de São Paulo, de Feira de Santana, e já está vindo mais caro. Não estou gostando nada desse negócio, porque aumentou foi tudo”, disse.

Outro motivo que causou impacto no preço dos produtos, é que a maioria deles vem de fora do Brasil, conforme explicou o com o consultor econômico da Fecomércio, Guilherme Dietze.“O frete internacional ficou mais caro do que no período pré-pandemia. Esse aumento do custo logístico chega ao bolso do consumidor nesse momento”, afirmou.

Ainda de acordo com o consultor econômico, uma das maneiras para economizar é fazer pesquisa de preço em diversos estabelecimentos.

“A gente sabe que nesse momento as famílias estão com muitas dívidas, contas em atraso, então há uma limitação de gastos. Mesmo que seja um momento de presentinho (sic) e lembrancinha (sic), é importante que a criança seja presenteada. Então é importante que a família busque, pesquise em vários estabelecimentos, para encontrar aquele presente que cabe no bolso”, explicou.

CN com informações do G1.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo