CN

Pesquisar

Em meio a suspeitas de empresários que ‘furaram fila’, vacinação é suspensa no AM

Em meio às investigações do Ministério Público do Amazonas sobre suspeita de irregularidades na vacinação contra a Covid-19, o estado suspendeu a imunização nesta quinta-feira (21).

 De acordo com o G1, as denúncias dão conta de que empresários locais estariam “furando fila” para receber as doses do imunizante. Isso porque parentes desses empresários postaram fotos sendo vacinados.O prefeito da capital, David Almeida, afirmou que proibirá imagens de pessoas sendo vacinadas, mesmo afirmando não haver irregularidade.

O governo local afirma que haverá um replanejamento da campanha no período de suspensão, para discutir quais profissionais de saúde e de quais unidades terão prioridade para receber as primeiras doses. Os únicos que ainda estão recebendo a vacina são aqueles que atuam no Samu.

Com a definição dos critérios, o próximo passo é a criação da lista nominal de profissionais pelas unidades de saúde, com informações sobre o setor de cada um, para que a Secretaria de Saúde da capital amazonense reprograme a imunização. O intuito é retomar os trabalhos nesta sexta-feira (22).

Todo esse processo ocorre porque as vacinas disponibilizadas pelo governo federal não são suficientes para atender toda a população prioritária.

Em reunião na noite desta quarta (20), representantes do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública Estadual, da Defensoria Pública da União e do Ministério Público do Trabalho definiram que quem trabalha em unidade de referência de média e alta complexidade e possui contato direto com pacientes infectados devem ser prioridade.

A segunda dose para profissionais que foram vacinados até esta quarta também está garantida. De acordo com a secretária municipal da Saúde, Shádia Fraxe, foram 50 equipes de vacinação, com 200 profissionais, disponibilizadas pela prefeitura.

Ao todo, 1.140 profissionais receberam a dose inicial da CoronaVac até o momento, informa a prefeitura de Manaus. O órgão disponibiliza de 40.072 doses.

Com mais de 238 mil casos e 6,5 mil mortes causadas pelo novo coronavírus, o Amazonas vem enfrentando nos últimos dias um colapso no sistema de saúde por falta de oxigênio nos hospitais.

Compartilhe
Acompanhar comentários
Notificar:
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
0
Comente a sua opinião em nosso Portalx
Pular para o conteúdo