CN

Pesquisar

Equipamentos para Brigada Voluntária de Combate a Incêndios em Mucugê são entregues pela Sema

A Brigada Voluntária ‘Grupo de Defesa Ambiental Marchas e Combates’ ganhou um grande reforço para o combate a incêndios florestais na Chapada Diamantina neste sábado (6). O grupo de brigadistas recebeu do secretário do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, equipamentos importantes de proteção individual, num investimento de mais de R$ 20 mil. A entrega aconteceu na Câmara de Vereadores de Mucugê e contou com o apoio do Instituto Nascentes do Paraguaçu (INP).

A ação é coordenada pela Sema e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no âmbito do programa Bahia Sem Fogo, com a atuação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A lista de materiais doados conta com mochilas costais para combate a incêndios florestais, coturnos, gorros de pala, gandolas, calças, abafadores, luvas e uma motobomba Mini Striker.

Educação ambiental
O secretário João Carlos destacou a importância da participação dos brigadistas em ações proativas. “Preservar é um dever de todos e sem a educação ambiental não vamos chegar a lugar algum. Esse é o nosso grande desafio, criar políticas públicas que dialoguem com a sociedade. Precisamos transformar a pauta ambiental em algo positivo”, pontuou.

“Entendendo que a prevenção é mais importante que o combate, estamos desenvolvendo programas de educação ambiental com a comunidade e escolas para que possamos atuar em defesa do meio ambiente”, explicou Laura Maliarenko, uma das dirigentes do Grupo de Defesa Ambiental Marchas e Combates.

“Estamos fazendo um levantamento da cultura e história do nosso povo, para que dessa forma possamos trazer a conscientização ambiental, gerar frutos e ações eficientes”, ressaltou Danielle Vilar, presidente do INP.

Bahia Sem Fogo 
O programa foi criado em 2010 para tornar mais efetivas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado, oferecendo infraestrutura e logística adequadas. O programa é coordenado pela Sema, que integra o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia.

O Comitê é formado por representantes de instituições estaduais: Inema, Corpo de Bombeiros, Casa Militar do Governador (CMG) e as Secretarias de Segurança Pública (SSP), de Saúde (Sesab), de Educação (SEC), de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), e de Turismo (Setur). As informações são da Sema.

 

Fonte: Jornal da Chapada 

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo