sexta-feira ,5 junho 2020
Página Inicial / Saúde / Espanhóis criam exame que detecta câncer 15 anos antes de seu surgimento

Espanhóis criam exame que detecta câncer 15 anos antes de seu surgimento

Uma empresa espanhola de biotecnologia criou um exame que detecta, com antecedência de 10 a 15 anos, a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver um tumor maligno no cólon. Chamado Colofast, o exame de sangue deve ser lançado no mercado neste ano.

“Esperamos comercializá-lo neste ano no mercado espanhol. Depois, vamos mirar os Estados Unidos, Europa e China. Até agora, foi testado em mais de mil pessoas e em 20 hospitais europeus, e há estudos em andamento na Alemanha e na Polônia”, afirmou a fundadora da Amadix, Rocío Arroyo, em entrevista ao El País.

Os tumores de cólon começam como pólipos, que deixam rastros no sangue, proteínas e moléculas de RNA. O Colofast analisa a possibilidade de se tratarem de pólipos pré-cancerosos. Dessa forma, eles podem ser retirados por meio de colonoscopia.

“O objetivo é prolongar a vida de pessoas saudáveis com este diagnóstico. É algo que nunca havia sido feito”, acrescentou a pesquisadora.

A equipe já trabalha no desenvolvimento de exames que identifiquem antecipadamente tumores de pulmão e pâncreas. A estimativa de conclusão é de dois anos.

 

Fonte: Bahia Noticias

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Macaúbas: Sem saber de infecção por Covid-19, família tem contato com corpo de criança

Macaúbas possui um caso confirmado da Covid-19. Uma criança foi encaminhada em Salvador após sofrer …

Deixe uma resposta