Página Inicial / Economia / Estados do Nordeste estão entre mais endividados do país; veja lista

Estados do Nordeste estão entre mais endividados do país; veja lista

Os estados do Nordeste estão entre os mais endividados do país no primeiro quadrimestre de 2022, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, do Ministério da Economia, compilados pelo BNews. As informações estão relacionadas com a chamada Dívida Consolidada Líquida – DCL.

O estado de Alagoas, com 40% de percentual de Dívida Consolidada Líquida à Receita Corrente Líquida – RCL, no período, lidera o índice no âmbito regional. Os outros estados são o Maranhão (36%), Piauí (32%), Ceará (29%), Rio Grande do Norte (27%), Bahia (26%), Pernambuco (25%), Sergipe (23%). A Secretaria do Tesouro Nacional – STN ainda divulga a relação dos indicadores com os demais estados do país.

A Paraíba (0%) é o destaque positivo, pois não apresenta Dívida Consolidada Líquida no primeiro quadrimestre de 2022. A DCL/RCL é um importante indicador de saúde financeira das contas públicas dos estados.

Publicidade

No caso, quanto maior é esse percentual, maior o comprometimento do estado com pagamentos aos credores, restando menor disponibilidade para o Tesouro do Estado financiar políticas públicas. O limite percentual estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF – para o indicador é de 200% e pela STN é de 100%. (Fonte: Bnews)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Utinga: Prefeitura inicia campanha de vacinação contra brucelose para bezerras de 3 a 8 meses

A prefeitura de Utinga, administrada pelo gestor Joyuson Vieira (PSB), iniciou a campanha de vacinação …