sexta-feira ,20 maio 2022
Página Inicial / Saúde / Falta de higiene bucal pode agravar sintomas da Covid, diz estudo

Falta de higiene bucal pode agravar sintomas da Covid, diz estudo

Foto: Jonathan Borba / Unsplash

Pessoas com doenças periodontais ( infeção bacteriana que envolve o periodonto, tecidos de suporte dos dentes), caso contaminadas pela Covid-19, correm um risco de três a quatro vezes maior de desenvolver casos graves, é o que garante a cirurgiã-dentista e coordenadora do curso de odontologia da Faculdade Pitágoras, Carolina Lage. As informações são do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

Um estudo científico publicado pelo Journal of Clinical Periodontology, informou que “qualquer doença que acomete a boca gera riscos para todo o organismo porque essas condições podem ter envolvimento de bactérias, fungos e até mesmo vírus”.

Para a especialista, o estudo realmente faz sentido e, por isso, é melhor manter todos os cuidados com a higiene bucal em dia. “Importante ressaltar que a doença periodontal não causa Covid-19, mas pode agravar o quadro se a pessoa for infectada pelo vírus”, informa a dentista.

Publicidade

E se caso teve Covid-19, o ideal é trocar a escova após a recuperação. “Toda vez que temos qualquer tipo de doença respiratória ou que tenha envolvimento de vírus ou bactérias, eles podem ficar alojados na escova de dente. Ela é um local úmido que permite a fácil proliferação de fungos e bactérias. Se você não trocar a escova, o vírus pode ficar armazenado nela e corre o risco de ter uma reinfecção”, alerta a dentista.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Chapada: Família seabrense pede ajuda para pagar UTI de bebê que não teve vaga no SUS em São Paulo

“Esse é Heitor, ele foi diagnosticado com bronquiolite e está em uma UTI de um …

No Banner to display

Vídeo Destaque

Previsão