Página Inicial / Educação / Governo do Estado muda nome de escolas batizadas de ACM e Luís Eduardo Magalhães

Governo do Estado muda nome de escolas batizadas de ACM e Luís Eduardo Magalhães

Pelo menos seis escolas da rede estadual baiana vão mudar de nome a partir de 2020. Destas, quatro haviam sido batizadas em homenagem aos Magalhães, família do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).

As portarias foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, assinadas pelo secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues.

Com a medida, três escolas nomeadas como Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Celem) foram atingidas. A unidade de Malhada passará a se chamar Colégio Estadual Rosalvo Oliveira Souza, a de Boquira será denominada como Colégio Estadual de Boquira e a de Fátima, como Colégio Estadual Paulo Freire.

Já no município de Várzea da Roça, o Colégio Estadual Governador Antônio Carlos Magalhães passará a ser chamado de Colégio Estadual Professora Adélia Mendes.

Em Seabra não foi diferente o Colégio Estadual Governador Antônio Carlos Magalhães passará a ser chamado de Colégio Estadual professora Ivanda Miranda de Souza.

A professora Ivanda Miranda de Souza foi uma educadora que dedicou a sua trajetória docente ao Colégio ACM, onde atuou durante toda sua vida, contribuindo muito para o crescimento intelectual da comunidade do Bairro Nossa Senhora das Graças. Ela faleceu em 2019, com 60 anos, vítima de meningite.

Segundo a diretora do colégio ACM a professora Aline Ferreira: “foi consenso a mudança de nome entre o corpo docente e funcionários o nome da referida professora”. A diretora sinalizou ainda que ela e a equipe da instituição estão todos felizes em poder homenagear uma educadora que dedicou a sua vida a educação pública e em especial a educação do Colégio ACM.

Conforme foi apurado pela nossa equipe de reportagem do Chapada News, a filha de Ivanda relatou que ficou muito emocionada com a homenagem a sua mãe e agradeceu a toda a equipe da unidade escolar.

As mudanças abrangeram ainda o Colégio Estadual Coronel Jerônimo Rodrigues Ribeiro, que foi renomeado como Colégio Estadual Integração Lagoa do Pires. O nome antigo era uma homenagem a um ex-prefeito do município de Uauá.

Procuramos a secretaria para saber o motivo das alterações. Segundo a pasta, a mudança ocorreu em atendimento a pedidos dos colegiados escolares das respectivas unidades de ensino. “Os novos nomes foram propostos pelos próprios colegiados”.

RECONHECIMENTO A PERSONALIDADES DA ÁREA

Ao anular as homenagens à família de seu principal opositor político, o governo Rui Costa decidiu reconhecer a importância dos profissionais da educação. Entre os novos nomes, ao menos dois se referem a profissionais ligados à área.

Adélia Mendes é professora, como o próprio título da escola aponta, e Paulo Freire é reconhecido como o “Patrono da Educação Brasileira”, dada a relevância de suas contribuições como educador e filósofo para o país.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Pesquisa revela que brasileiros preferem contato com a natureza. Chapada Diamantina está entre um dos lugares mais buscados.

É de conhecimento geral que o coronavírus afetou drasticamente o setor de turismo. Incerto para …