sexta-feira ,29 setembro 2023
Página Inicial / Economia / Governo realiza entregas para produtores de ovinos e caprinos de Oliveira dos Brejinhos

Governo realiza entregas para produtores de ovinos e caprinos de Oliveira dos Brejinhos

Foto: Divulgação/Gov-Ba

Em visita ao município de Oliveira dos Brejinhos, no Território do Velho Chico, neste domingo (30), Jerônimo Rodrigues, acompanhado pela primeira-dama, Tatiana Velloso e demais autoridades, fez entregas e participou da 18ª Feira do Bode. Importante atividade econômica em Oliveira dos Brejinhos, a ovinocaprinocultura foi contemplada pelo Governo do Estado, com investimentos de R$ 4,2 milhões, por meio de ações do Projeto Bahia Produtiva, sob coordenação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Por meio de convênio entre a CAR e a Cooperativa Central de Empreendimentos da Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Coopeaf), 408 famílias de agricultores foram beneficiadas com a entrega de uma Unidade de Produção de Ração para ovinos e caprinos.

Jerônimo ressaltou a importância do setor para a região e para todo o estado. “Isso aqui é uma atividade econômica muito importante para a Bahia, que está entre os maiores produtores de caprinos e ovinos do Brasil. Nós temos um rebanho significativo, essa região aqui, assim como a região norte, é uma forte produtora. E a Feira do Bode já está na 18ª edição, o pessoal resistindo, trazendo o que há de melhor. Aqui também realizamos entregas para melhorar a capacidade produtiva e melhorar o rebanho e comercialização”, disse o governa.

Fomento
O investimento do Governo do Estado também foi aplicado para aquisição de um caminhão, máquinas, equipamentos e matrizes caprinos e ovinos, além de recursos aplicados para adequação da infraestrutura para comercialização de animais e aquisição de mudas e semoventes.

Conforme o titular da SDR, Osni Cardoso, a estratégia de investir nos pequenos e médios produtores vai trazer impacto para a região. “Aqui a gente pensou um pouquinho no sistema inteiro, foram mais de R$ 4,5 milhões de investimentos desde o galpão aos equipamentos, além de entrega direta para os produtores do campo. O que a gente quer é facilitar a vida do homem e da mulher no campo a partir da produção de ovinos e caprinos. E o Governo do Estado ainda vai fomentar muito o setor para que a gente possa atingir o mercado nacional com solidez”, afirmou.

A 18ª Feira do Bode é realizada pela Central de Associações de Fundo de Pasto, com exposições e comercialização de animais, comidas típicas e artesanatos.

O coordenador executivo da Central do Bode destacou a importância dos recursos aplicados para o fortalecimento da economia do município. “Essas entregas nos potencializa e nos projeta como um polo produtor, não só de energias renováveis, mas também de caprinos e ovinos. São comunidades tradicionais, a gente está buscando com esses investimentos do Estado dar um salto e aproveitar a conjuntura para crescer ainda mais”, explicou.

Produtor de ovinos, Pedro Oliveira participou da Feira do Bode expondo seus animais e enfatiza as melhorias a partir dos investimentos do Governo do Estado. “As máquinas servem para melhorar o rebanho que a gente cria, porque tem a seca que é difícil e todo ano tem, né? Aí com as novas máquinas fica mais fácil para fazer a ração dos animais”. |Fonte: SECOM-BA|

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Chapada: PRF intensifica fiscalização de peso e dimensão na BR 242 em Seabra

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encaminhou para a delegacia um motorista que apresentou Autorização Especial …