CN

Pesquisar

Grupo de teatro de bonecos realiza apresentação em Lençóis e Seabra esta semana

O grupo Bagagem Cia de Bonecos apresentará gratuitamente duas peças em escolas e praças públicas nas cidades de Seabra e Lençóis, ambas na Chapada Diamantina, nas próximas quinta (22), sexta (23) e sábado (24). Serão apresentadas as obras ‘O Circo Mulambo’ e ‘Dona Passinha Conta Brasília’. Eles vão para Seabra na quinta-feira e se apresentam às 10h em uma escola municipal e, às 18h, na Praça de Eventos.

Já em Lençóis serão dois dias. Na sexta, às 18h30, na Praça Clarindo Pacheco, e no sábado às 19h30, na praça Horácio de Mattos. A companhia tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que fomenta a arte produzida no Distrito Federal. “Teremos como veículo de difusão o teatro de bonecos, executado em ruas e praças, facilitando o acesso ao público”, diz nota de assessoria sobre o grupo teatral.

O grupo atua em Brasília há 36 anos e hoje circula com palco próprio, num caminhão com carroceria adaptada para receber os espetáculos e assim levar seu trabalho para vários locais. Atualmente, o grupo têm em repertório sete espetáculos e conta com histórico bem enraizado no movimento cultural local.

A circulação acontecerá em um caminhão com palco adaptado, equipado com estrutura de som e luz. O acesso à sessão teatral será gratuito para a comunidade. “Também propomos realizar em escola pública na periferia da cidade ou em outra de prioridade da prefeitura, sem a estrutura do caminhão palco, se assim for necessário”, apontam os organizadores.

Circo Mulambo
Esse espetáculo de teatro de bonecos homenageia circos de pano de roda. O espetáculo estreou em 1994 e foi visto ao longo de sua jornada por aproximadamente mais de cem mil crianças e adultos. Tem no elenco Airton Masciano, Eudes Leão e Cristiano Alves, a direção é de Airton Masciano e tem Wesley Barbosa como operador de som.

D. Passinha conta Brasília
É uma peça destinada a estudantes do ensino básico e traz temática sobre construção de Brasília que pode ser usado como mote em aulas de ciências humanas no conteúdo sobre conhecer os construtores de capital federal, identificar e compreender aspectos da ancestralidade.

D. Passinha é uma senhora muito esperta que viveu a construção de Brasília e conta a estória pela sua ótica, tem referências históricas oficiais como Juscelino Kubitscheck, Niemayer, Lúcio Costa, e faz também singela homenagem ao Mestre Zelito e a Seu Teodoro, figuras que tiveram influência na cultura popular do DF. No elenco tem Airton Masciano, Arthur Costa, Cristiano Alves e Leda Carneiro, além do apoio de Wesley Barbosa. Com informações do JC.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo