quarta-feira ,8 dezembro 2021
Página Inicial / Noticias / IBICOARA: 18 sítios arqueológicos foram mapeados na conclusão da primeira etapa de mapeamento de sítios arqueológicos pré-coloniais em Ibicoara

IBICOARA: 18 sítios arqueológicos foram mapeados na conclusão da primeira etapa de mapeamento de sítios arqueológicos pré-coloniais em Ibicoara

Grande Templo – Vale do Caboclo (Ibicoara)

Foi concluída a primeira etapa de mapeamento de sítios arqueológicos pré-coloniais, através do projeto “Chapada Sul Pré-Histórica”, coordenado pela historiadora Ingrid Barbosa, conforme descreve a Sematur Ibicoara (Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara, na Chapada Diamantina.

Foram mapeados 18 sítios ainda não cadastrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo dois localizados no território de Itaetê e cinco no território de Iramaia. Dos onze locais mapeados no território de Ibicoara, quatro encontram-se na área do Parque Natural Municipal do Espalhado – PNME.

Além disso, a equipe do projeto já realizou o reconhecimento de outros 19 sítios anteriormente já reconhecidos pelo Instituto federal, em Ibicoara. O órgão frisa que a ampla visitação a estes sítios sem um devido cuidado prévio de setores competentes, pode gerar impactos diretos e prejuízos para pesquisas acadêmicas arqueológicas, além de possível depredação, como foi verificado já em alguns dos locais mapeados pela equipe.

Grande Templo – Vale do Caboclo (Ibicoara)

“A SEMATUR busca, assim, trazer esses espaços para conhecimento local com responsabilidade e todos os cuidados necessários, partindo da observação de questões burocráticas, como o devido cadastro e reconhecimento dos sítios pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, além da elaboração de plano de manejo eficiente que garanta a conservação do patrimônio histórico e do meio ambiente do entorno”, descreve a Secretaria em suas redes sociais.

Conforme o órgão, trata-se de um amplo levantamento acadêmico, de alta relevância para a memória, história e meio ambiente regional. Em ações futuras está prevista a apresentação dos sítios para a comunidade interessada, além de oficinas de educação patrimonial e ambiental para condutores locais, proporcionando capacitação especializada, em parceria com arqueólogos e pesquisadores.

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Irecê: Acidente entre moto e carro deixa uma pessoa morta

Um acidente envolvendo uma motocicleta e uma carro deixou uma pessoa morta na BA-052, em …