CN

Pesquisar

IPAC participa hoje (22) de Fórum de Turismo em Morro de São Paulo

Foto: Reprodução.

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), participa hoje (22) do 1º Fórum de Turismo de Morro de São Paulo, em Cairu, Baixo Sul da Bahia. O evento reúne especialistas das áreas do turismo, patrimônio, marketing, administração, arquitetura e economia, além da Capitania dos Portos. O objetivo é aprofundar estratégias de acolhimento ao turista, incluindo a acessibilidade.

“Integramos a revitalização da Fortaleza do Morro, com ações de educação patrimonial no município, o plano museológico e a expografia do Museu da fortificação que é um grande complexo construído numa colina entre os séculos XVII e XIX”, explica o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira.

A iniciativa da restauração do forte é do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul, que fez convênio com o IPAC para iniciativas museológicas e patrimoniais. O investimento é de R$ 9,2 milhões, via Lei Rouanet/BNDES, com várias parcerias. O forte pertence a União e está cedido ao Estado da Bahia, via Secretaria de Turismo (Setur). O Fórum acontece no Village Paraíso Tropical, na Terceira Praia do Morro. O IPAC está representado pela museóloga e coordenadora de Editais do Instituto, Ana Coelho. “Estarei apresentando o Plano Museológico da Fortaleza de Morro de São Paulo que foi uma contribuição do IPAC”, diz Ana Coelho.

O Fórum é organizado pela Prefeitura de Cairu, com o apoio da Setur, Sebrae e Senac. Estão presentes autoridades locais, estaduais e federais, além de integrantes do trade de turismo, como comunidades, empresários, estudantes, guias e agências. O evento é gratuito. Ainda hoje (22), mais palestras como ‘A Importância da Fortaleza no Processo de Desenvolvimento’ com Liliane Leite, ‘A Pesquisa Arqueológica na Fortaleza’ com Márcia Labanca, ‘Oportunidades Náuticas’ com José Raimundo de Abreu, e ‘Plano de Gerenciamento Costeiro’ com Osires Passos.( SecultBa)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo