CN

Pesquisar

IRAQUARA: Comunidades Fazem Protestos Sobre Fechamento das Escolas do Campo. Veja vídeo

Comunidades pedem a não nucleação das escolas/FOTO: Reprodução-Facebook

Aconteceu hoje (22), uma Audiência Pública no Município de Iraquara, com o tema: Fechamento das Escolas do Campo. A manifestação é contra o novo Projeto de Nucleação das Escolas no Município, o qual se dá via Secretaria de Educação Municipal. Os organizadores alegam que não está havendo diálogo com as comunidades envolvidas no processo.

Ainda segundo os organizadores,  estavam presentes no evento: Ministério Público – Promotor Vitor, Legisladores, Imprensa, Comunidades de: Mulungu da Zabelê, Capim De Azeite, Caatinguinha, Calumbi I e II, Riacho das Almas, Baixa do Mocambo, Baixa da Juriti, Santa Clara, Sonhem, Esconso, Mulungu dos Pires, Várzea, Queimada Grande, dentre outras.
Os mesmos organizadores, registraram também que não tiveram nenhum representante do Executivo (Prefeitura), da Secretaria de Educação, Sindicato da APLB, Conselho da Fundeb e Conselho de Educação.

Na Audiência, foi apresentado as seguintes pautas:
1 – Políticas Orçamentárias do Município de Iraquara – Rafael Fernandes
2 – Marco Legal e Leis sobre Educação Do Campo – Jabysson Fideles
3 – Pesquisas e teses sobre Educação Do Campo, Escolas Multisseriadas e Processo de Nucleação;
4 – Pronunciamento do Ministério Público – Promotor Vítor;
5 – Relatos dos representantes das comunidades presentes;
6 – Parecer dos legisladores Presentes: Delano, Branco, Enoque, Reginaldo, Marilza, Paulo Sérgio e Valmir;
7 – Encaminhamentos do Legislativo solicitando um relatório técnico sobre o fechamento das escolas e o processo de nucleação;
Os organizadores destacaram que os vereadores ausentes: Oziel, Suede e Antônio, Informam que estão em Brasília e não aprovam o processo de nucleação.

Ficou definido que os próximos passos serão:
1 – Encaminhar toda documentação ao ministério público como: Atas de Reunião, Abaixo-assinado, Ofícios Enviado, Participação da Sessão Ordinária, Relatos das Mães e Pais, Fotos, Vídeos Entrevistas, Relatórios, etc
2 – Solicitar Audiência Pública com urgência para próxima semana, apresentando o relatório técnico sobre os motivos do fechamento das escolas do campo, proporcionando o debate das ideias com o ‘Movimento Não Feche as Escolas do Campo’, juntamente com as comunidades envolvidas no processo.

Acompanhe vídeo do evento

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo