segunda-feira ,26 fevereiro 2024
[adsanity_group align='alignnone' num_ads=1 num_columns=1 group_ids=309]
Página Inicial / Economia / IRAQUARA: Vitória da Conquista traz Cultura do Umbu Gigante para o município

IRAQUARA: Vitória da Conquista traz Cultura do Umbu Gigante para o município

FOTO: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural está levando a exitosa experiência do Projeto Umbu Gigante para além dos limites de Vitória da Conquista. Na sexta-feira (10), técnicos estiveram em Iraquara, na Chapada Diamantina, auxiliando na implantação de um campo experimental no Povoado de Queimadas.

O coordenador municipal de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro Barreto Filho, e o engenheiro agrônomo da SMDR, Dilermando Fonseca, ministraram palestra para técnicos iraquaenses e agricultores familiares da região.

“A palestra abordou informações sobre a cultura do Umbu Gigante no geral, em todos os seus aspectos: como é implantada uma roça de umbu, a enxertia, e também um momento de perguntas e respostas”, informou Eduardo.

Além disso, foram distribuídas 30 mudas de Umbu Gigante para plantio no campo experimental. Esta etapa foi realizada com a orientação de Sálvio Gusmão, também engenheiro agrônomo da SMDR.

O prefeito de Iraquara, Nino Coutinho, agradeceu à prefeita Ana Sheila Lemos Andrade e ao secretário Luís Paulo Sousa Santos pela parceria e explicou a importância da iniciativa para a comunidade local, que já possui uma agroindústria de polpa de frutas.

“A gente fica muito contente, porque o umbu é uma fruta nossa. Essa variedade de Umbu Gigante é algo que podemos expandir e buscar a melhoria na comercialização. Estamos na comunidade de Queimadas, onde já tem trabalho de processamento de frutas. Então esse campo experimental é para começar o trabalho, para crescer e desenvolver, para que a gente possa, no futuro, ser também um distribuidor de tecnologia, de muda e de qualidade para outros municípios da região”, disse Nino.

Além da parceria entre as duas prefeituras para a instalação do campo experimental de Umbu Gigante, a iniciativa também conta com a participação da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (SEAGRI).

Para a agricultora Isabela Pereira, a implantação do Umbu Gigante em Iraquara é um sonho, desde que ela ouviu falar no projeto de Vitória da Conquista. “A nossa agroindústria veio pra poder contribuir no sentido de gerar renda para essas famílias, essas mulheres. E o projeto do Umbu Gigante casa com ela, fazendo com que a gente tenha uma perspectiva melhor pensando a longo prazo, tenha uma quantidade maior de produção e até de expandir as nossas polpas afora. Então é muito importante, e hoje estou muito feliz em saber que está sendo implementado aqui na comunidade esse projeto”, afirmou.

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Chapada: Caso Ivanildo Macário avança, mas segue sem solução. Família de desaparecido acredita em assassinato

“Tinha sangue no cabo de um machado”, diz advogado. O que era para ser um …

[wp_bannerize group="Banner Rodapé" random="1" limit="1"]