CN

Pesquisar

Jacobina está entre os seis municípios baianos que terão cursos de medicina

escola-medicina-aaapb-e-a-fonte

A cidade de Jacobina, localizada na Chapada Norte, está entre as 39 em 11 Estados do país que terão instituições de ensino habilitadas a implantar novos cursos de medicina. O Ministério da Educação (MEC) vai realizar esse anúncio na próxima terça-feira (27). Na Bahia, os outros municípios contemplados serão Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna e Juazeiro.

Há mais de um ano já se espera por esse anúncio da abertura de novos cursos de formação de médicos no país. A ideia surgiu das reivindicações lideradas pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Foi firmado compromisso com o MEC para publicação do resultado dos editais de seleção das entidades que ficarão responsáveis pelas novas faculdades.

O processo ficou travado depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu o edital em agosto de 2015, acolhendo representação da União Nacional de Educação e Cultura. A seleção só foi retomada em julho deste ano, após pressão de políticos e de prefeituras e depois que a FNP ingressou como parte no processo e apresentou as argumentações em favor da criação dos novos cursos.

A partir da liberação, em julho, coube ao MEC selecionar as melhores propostas de faculdades particulares interessadas na disputa. Agora, com a publicação do resultado do certame nesta terça, a expectativa é que os termos de compromisso com as instituições vencedoras sejam assinados em outubro. Serão 2.290 vagas abertas nas 39 novas unidades. Com informações do site Bocão News.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo