domingo ,4 dezembro 2022
Página Inicial / Entretenimento / Lençóis: Artista é premiado na 64ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia

Lençóis: Artista é premiado na 64ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia

Nesta quinta-feira (27), é o último dia da 64ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia, que está no Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador. Entre os dias 23 e 27 (domingo e Quinta-feira), foi possível contemplar a obra ‘Pretos’, do artista Artur de Andrade, de Lençóis, na Chapada Diamantina, que foi um dos 14 premiados na modalidade gravura.

O evento contou com diferentes modalidades visuais, como pintura, escultura, desenho, performance, instalação, tapeçaria e outras. Artur foi selecionado entre 42 artistas da Bahia que participaram do evento promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult).

Formado pela Universidade Federal da Bahia em Artes Plásticas, mestrando, xilogravador referência na Escola de Belas Artes, aos 32 anos, Artur já participou de diversas exposições coletivas na Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Sua primeira experiência individual foi com a obra “Traços Ancestrais”, na cidade de Brighton, na Inglaterra. Hoje Artur é poeta, músico-compositor e capoeirista, além de professor de Xilogravura do Museu de Arte Moderna da Bahia.

Emocionado o artista conta, “Ser selecionado no Salão de Arte da Bahia é um acontecimento que honra o trabalho comprometido não apenas com a estética de uma linguagem visual, no caso da gravura, mas que é dedicado a um assunto profundo e marcante gravado em nossa memória, como é o caso da luta do povo preto na Bahia e no Brasil. Escolhi uma obra política que traduz o conjunto dessa pesquisa em um enredo gráfico conectando 11 personalidades negras dos últimos 3 séculos. Entregá-lo ao Estado é uma satisfação e ao mesmo tempo um sentido natural, como o rio corre para o mar”.

Chapada News.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Coletânea da Antologia Poética Chapada Diamantina terá lançamento neste sábado, 3, pelo Youtube; é o nono volume da Coleção Bardos Baianos

Nesse sábado (3) de dezembro, às 19h, a Cogito Editora lança, em seu Canal do …