CN

Pesquisar

LENÇÓIS: Celebração da Festa Senhos dos Passos em Lençóis, chega ao fim, após comemorar 170 anos de tradição

O encerramento das comemorações da Festa do Senhor dos Passos, padroeiro dos Garimpeiros de Lençóis, na Chapada Diamantina, foi marcado por manifestação de fé que tomou as ruas da cidade. Esse ano, a festa católica que completou 170 anos de tradição abordou como tema principal: “Com Nosso Senhor dos Passos Padroeiro dos Garimpeiros rumo a uma igreja missionária e sinodal, na construção do reino de Deus”.

Desde o dia 23 de janeiro, com a lavagem das escadarias do Santuário, uma programação diversificada entrou na agenda de moradores e visitantes da cidade. Ao longo dos 9 dias foram realizados alvoradas e missas e cada noite contou com um celebrante convidado, além do pároco da cidade Pe. Vagner Gama.

Entre os destaques deste ano está a execução do hino das baianas, por Márcia Martins; e o processo de reconhecimento da festa como Patrimônio Imaterial do Brasil, que já conta com o registro especial aberto pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Para a criançada, foi organizada uma tarde de brincadeiras com tradicionais disputas de corrida de saco, corrida de ovo na colher, revezamento, obstáculos e outros. Também teve um torneio de Terno Vermelho que reuniu apreciadores da modalidade de toda a cidade para disputar as cartas no dia 29, no Mercado Cultural. Já a programação esportiva contou com a 26º Corrida Rústica que recebeu 252 atletas para disputar as categorias de 12km e de 5km.

Na última quarta-feira (02), encerramento da festa, um cortejo com a imagem do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora da Conceição saiu em procissão pelas ruas da cidade. A celebração contou com a presença de moradores, turistas e romeiros vindos de cidades vizinhas que foram acolhidos por equipes de voluntários para alimentação e descanso.

A celebração em louvor ao santo foi presidida pelo bispo Dom Tommaso e contou com a presença de autoridades como o deputado federal Otto Filho (PSD), que ressaltou a importância da preservação da cultura e parabenizou a gestora Vanessa pelo trabalho realizado na cidade.

De acordo com a prefeita Vanessa Senna, como gestora do município ela pretende ajudar a construir um tempo novo, “com mais lucidez e responsabilidade coletiva, propondo o diálogo e o debate construtivo com o povo”.

A programação musical da Festa Senhor dos Passos, com novo formato e novo local, contou com a apresentação de artistas locais e convidados que animaram moradores e visitantes.

O encerramento da festa contou com show especial do cantor Targino Gondim que apresentou seu novo projeto “Canções Divinas”. Segundo ele, para a produção desse trabalho ele visitou vários santuários religiosos em todo o Brasil. O cantor destacou a satisfação em se apresentar em Lençóis e garantiu que pretende retornar para alegrar o público que encerrou o show pedindo mais um.

A Festa do Senhor dos Passos foi realizada pela Sociedade União dos Mineiros, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Prefeitura de Lençóis.

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo