CN

Pesquisar

Lençóis: Cineclube Fruto do Mato retoma atividades nesta terça-feira, com o filme ‘Medida Provisória’

As sessões de cinema a céu aberto no coração da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, estão de volta com a edição 2022 do Cineclube Fruto do Mato. A programação contará com a Mostra Cinema Para Todas, de 8 a 10 de novembro, que privilegia filmes dirigidos e/ou protagonizados por mulheres, que acontecerá no Teatro de Arena, a partir das 18:30.

A sessão de abertura contará com a exibição do filme “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, que trata de um futuro distópico, em que o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma lei que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. No elenco, estão Taís Araújo, Seu Jorge, Aldri Anunciação, entre outros atores.

O evento contará ainda com exibições de filmes dirigidos por mulheres do próprio território da Chapada Diamantina, como “Oré Payayá”, documentário dirigido pela liderança indígena Edilene Payayá, que conta a história de seu povo desde as origens ancestrais até o presente de lutas políticas e dos inúmeros desafios para a defesa do meio ambiente. Outro destaque fica por conta do filme “Áurea”, de Hewelin Fernandes, que mostra o encontro da parteira Áurea e o médico Áureo, que juntos fizeram mais de 100 partos domiciliares na comunidade do Vale do Capão, na cidade de Palmeiras.

Confira a Programação Completa do evento:

Dia 1 (08) – Sessão de abertura às 19h
Medida provisória (FIC, RJ, 100min), de Lázaro Ramos.

Dia 2 (09) – “Resistência e Ancestralidade” c/ presença da diretora Edilene Payayá às 19h

SESSÃO 1: Oré Payayá (DOC, BA, 15min), de Edilene Payayá.

SESSÃO 2: Alágbedé – O Ferreiro dos Orixás (DOC, BA, 12min), de Safira Moreira.

– Muxima (DOC, BA, 9min), de Juca Badaró.

Dia 3 (10) – “Memória e afeto”, com presença de diretora Hewelin Fernandes às 19h

SESSÃO 1: Ausência (Animação, SC, 3min), de Alexia Araújo.

– O Peixe (FIC, RJ, 11min), de Natasha Jascalevich.

– Irun Orí (DocFic, BA, 9min), de Juh Almeida.

SESSÃO 2 (Encerramento): Áurea (Doc, BA, 13min), de Hewelin Fernandes.

Vale ressaltar que durante os três dias, a abertura será feita com curtas produzidos pela TIVI Griô, cineclube e webTV gerida por jovens de Lençóis.

CN com informações do Alô, alô Bahia.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo