
Os vencedores do Rally da Chapada foram conhecidos logo no início da noite do último sábado (6), poucas horas depois da prova de 100 km realizada entre as cidades de Lençóis e Palmeiras, na Chapada Diamantina. O percurso contou com tarefas que garantiam pontos, como fotos com integrantes da equipe no Mirante da Cachoeira do Mosquito e um poste no meio de uma estrada vicinal.
A chegada do rally foi no principal cartão postal da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio, onde os participantes foram recebidos pelo prefeito de Palmeiras, Ricardo Guimarães e a secretária de Turismo da cidade, Andréa Oliveira. “Nunca recebemos uma equipe de rally de aventura aqui no Pai Inácio. Para a nossa cidade foi uma realização de um sonho ter um grupo tão grande de pessoas num mesmo evento, no principal cartão postal da região”, ressaltou emocionado o prefeito de Palmeiras.
Premiação:

Foram três premiados em cada uma das três categorias do rally: Adventure 4×4, Turismo 4×2 e Frontier Family, que ganharam além do troféu do evento, kits de produtos da Chapada Diamantina, vouchers de jantar em restaurantes e estadia em hotéis de luxo de Lençóis com direito à acompanhante.
Na categoria 4×4, quem levou a melhor foi o estreante Paulo Augusto de Oliveira, representando a família X. Morador de Ibicoara e pela primeira vez participando de um rally, Paulo, acompanhado da mulher e filhas, fez o tempo de 01’58”. Praticante de escalada e mountain bike, ele disse ter ficado surpreso com o resultado. “Não imaginava que ganharíamos, mesmo conhecendo a Chapada Diamantina na palma da mão e dominando as técnicas de vários esportes de montanha, até por ser nossa primeira vez num rally. Com certeza estaremos na próxima edição”, finalizou o vencedor.

Na categoria 4×2 o campeão foi João Rodrigo da Silva, a bordo de um Fiat Pulse que largou na quinta posição mas conseguiu desbancar os quatro primeiros do grid. Já na categoria Frontier Family o vencedor foi o experiente rallyzeiro Ederson Galeno que assim como Paulo foi para o Rally da Chapada na companhia da mulher, duas filhas e uma sobrinha. “Elas fazem muita zoada no carro. Já sou um campeão por aguentar essa mulherada toda junta! Foi um evento super organizado e divertido”, ressaltou Galeno.
O presidente da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), Miguel Jacob, também participou do rally e afirmou que a prova de aventura foi a maior realizada até então na Bahia, com 70 inscritos no grid de largada. “Um rally que já começa com uma quantidade superior à esperada de inscrições , superou todas as expectativas dos organizadores e a nossa, que supervisionamos o evento. A marca foi ultrapassada em 20 veículos, um recorde!”, parabenizou o presidente da FAB.
Solidariedade:
Para a inscrição era necessário cada carro doar 10kg de alimento não perecíveis. Meia tonelada de alimentou foi arrecadada e doada para a Escola Creche Mãe Fifa, que atende 78 crianças carentes da cidade de Lençóis e moradores de áreas rurais da cidade.
Show:

A festa de premiação e encerramento do Rally da Chapada ficou por conta da banda RivôTrio e Outras Substâncias que levou ao palco do Mercado Cultural de Lençóis, muita diversão e rock and roll para os rallyzeiros presentes no evento.
Chapada News.