
Representantes de diversos segmentos culturais do município (sede e zona rural) participaram do 1º Fórum Setorial de Cultura, realizado na Casa de Cultura Afrânio Peixoto, em lençóis, na Chapada Diamantina, na manhã da última quarta-feira (15). Na ocasião, foi realizada a eleição dos 12 novos conselheiros à frente do Conselho Municipal de Cultura.
Além da presença dos gestores municipais de Cultura, Felipe Sá, e de Turismo, Laura Garcia, o encontro contou com a participação de Emílio Tapioca, representante territorial de cultura, Shaolin Barreto, recentemente eleito para o Conselho Nacional de Cultura e moradores.
Entre os setoriais que discutiram, avaliaram, e elegeram seus representantes estavam: Artes visuais e Produção Cultural, Música e Artes do Corpo, Patrimônio Cultural, Cultura Afro Brasileira e Comunidades Rurais.
Segundo Emílio, “não basta apenas eleger um conselheiro, é importante que o coletivo cultural participe de forma legítima das discussões e das decisões em prol da comunidade”.
Para Felipe, o Conselho vem como necessário para a criação de políticas públicas que atendam às necessidades reais da população.
De acordo com Shaolin, a criação do conselho representa um ponto inicial para a construção de ações que atinjam e representem o máximo da sociedade local possível: “O colegiado recém formado tem esse objetivo”, afirmou.
Laura Garcia afirmou que essa é uma etapa muito importante e lembrou que foi o patrimônio e as manifestações culturais que deram o start no turismo em Lençóis, na década de 70, e só depois, o turismo de natureza.
A posse dos conselheiros está prevista para o próximo dia 22 de março, às 9h, na Casa de Cultura Afrânio Peixoto.
Veja abaixo os nomes dos novos membros do Conselho:
Vilma Martins, titular, e Rodrigo Rodowicz, suplente, representando o Fórum Setorial de Artes Visuais e produção cultural: artistas visuais, cineastas/audiovisual, fotógrafo, artista digital, escritor, artesão e produtor cultural.
Vitor Darlan S. da Silva, titular, e Denis da Silva Duda, suplente, representando o Fórum Setorial de Música e Artes do Corpo: músico, dançarino e artista cênico.
Adelsair de Araujo Santos e Maiza Ferreira de Andrade, titulares, e Clesia Diamantino e Elicivaldo Alves Roldão, suplentes, representando o Fórum Setorial de Patrimônio Cultural: manifestações tradicionais, celebrações e religiosidades, grupos culturais populares, saberes tradicionais e patrimônio material.
Fabiano dos Santos Silva, titular, e Marinalva Maia de Souza, suplente, representando o Fórum Setorial de Cultura Afro-Brasileira: comunidades quilombolas, celebrações religiosas de matriz africana.
Vera Lucia Maciel dos Santos, titular, e Marilza Lobato dos Santos, suplente, representando o Fórum Setorial de Comunidades Rurais.
Chapada News