quinta-feira ,29 setembro 2022
Página Inicial / Economia / Lençóis: Embrapa capacita equipe de parceiro de sistema orgânico

Lençóis: Embrapa capacita equipe de parceiro de sistema orgânico

Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) ministrou capacitação em boas práticas de cultivo para o sistema orgânico de produção de fruteiras para os colaboradores da Bioenergia Orgânicos. O evento aconteceu na Fazenda Ceral, em Lençóis (BA), onde a Embrapa exerce, há quase 11 anos, diversas atividades de pesquisa e transferência de tecnologia por meio do projeto Desenvolvimento de sistemas orgânicos de produção para fruteiras de clima tropical – Fase II.

Coordenado pelos pesquisadores Tullio Raphael Pereira de Pádua, líder do projeto, e Aristoteles Pires de Matos, o treinamento contou com palestras da equipe técnica da Embrapa e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Na segunda e na terça-feira, as aulas abordaram temas gerais a todas as culturas, como amostragem do solo para análises químicas, físicas e biológicas, calagem e gessagem, coberturas vegetais do solo, importância do solo e da matéria orgânica, princípios básicos em manejo e conservação do solo e mecanização no preparo do solo em sistemas orgânicos de produção (SOP), com aulas teóricas e práticas.

Na quarta e quinta, aconteceram as aulas específicas sobre manejo fitotécnico de acerola, abacaxi, banana, limão Tahiti, mamão, maracujá, manga e umbu, além de manejo de doenças de banana e práticas de controle de nematoides em SOP. A manhã da sexta-feira (2) foi destinada às práticas sobre manejo fitotécnico de fruteiras, realizadas em campo de produção da Fazenda Ceral.

Os instrutores/palestrantes são os pesquisadores Ana Lúcia Borges, Aristoteles Pires de Matos, Dimmy Herllen Silveira G. Barbosa, Francisco Alisson da Silva Xavier, João Roberto Pereira Oliveira, Tullio Raphael Pereira de Pádua e Nelson Fonseca, além do professor Marcos Roberto da Silva (UFRB).

Quem é a Bionergia Orgânicos:

A Bionergia Orgânicos é uma empresa privada de capital totalmente nacional que escolheu a Chapada Diamantina, no Estado da Bahia, inicialmente o município de Lençóis, para implantar a primeira etapa de um dos maiores projetos agroindustriais de fruticultura Orgânica do País.

CN com informações da Embrapa.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Oliveira dos Brejinhos: PRF apreende caminhão transportando carga ilegal de madeira nativa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu na noite dessa segunda-feira (26), uma carga de madeira nativa …