CN

Pesquisar

Lençóis: Excursões só poderão entrar se passageiros tiverem reserva de hospedagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Lençóis ( Chapada Diamantina , Bahia) decretou que, devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), ônibus, micro-ônibus e vans de excursão devem apresentar “comprovação de reserva de no mínimo uma diária em favor de cada passageiro, em meio de hospedagem em Lençóis” para ter acesso ao Município. A medida entrou em vigor desde 9 de fevereiro de 2021 e vale enquanto durar o estado de calamidade pública municipal, declarado em função da pandemia.

O decreto Municipal  Nº 107/2021 de 9 de fevereiro leva em consideração, o Plano Novo Normal Lençóis que “agrega critérios econômicos e de saúde pública a fim de assegurar tomadas de decisão de forma responsável e coordenada, tendo como prioridade a valorização da vida”.

Segundo a secretária municipal de Turismo e Cultura, Laura Garcia, esta é uma das medidas que serão já aplicadas para garantir um carnaval tranquilo para moradores e visitantes de Lençóis. 

A cidade que conta com cerca de 4 mil leitos de hospedagem já registra taxa de ocupação hoteleira acima de 70% para o período do Carnaval de 2021. 

“Estamos buscando conscientizar moradores e turistas para não banalizar os riscos. A pandemia ainda está aí, precisamos voltar às atividades mas de forma consciente e responsável.”, acrescentou a secretária Laura Garcia. 

A predominância nas reservas são casais em busca de recarregar as energias em uma cidade tranquila e com boa infraestrutura turística. “Quem vem para Lençóis curtir o período do Carnaval vem em busca de paz, tranquilidade e contato com a natureza. Para isso pedimos que estejam dispostos a contribuir com as medidas de combate ao novo coronavírus tais como evitar aglomerações, higiene frequente das mãos uso obrigatório de máscara em ambientes públicos. E se estiver com algum sintoma gripal, evite viajar.  ”, comentou Laura. 

O que fazer 

Nos últimos anos, o carnaval de rua com pequenos bloquinhos vinha se fortalecendo em Lençóis. Em 2021, devido a pandemia, eventos que possam gerar  aglomerações desse tipo estão proibidos. 

Opções de atrativos:

Parque da Muritiba, Ribeirão do Meio: opções para fazer a pé a partir do centro da cidade. 

– A Cachoeira do Mosquito, Serra das Paridas e Mucugezinho: passeios que precisam ser feitos de carro a partir do centro de Lençóis. 

– E ainda as caminhadas longas em ambiente natural, conhecidos como trekkings.  Mixila, Cachoeira da Fumaça por Baixo são opções em Lençóis para quem está buscando se afastar ainda mais dos centros urbanos.

Recomendamos sempre a contratação de um condutor local credenciado na Secretaria de Turismo. 

Dicas para turismo responsável:

  • Ônibus, micro-ônibus e vans de excursão devem apresentar “comprovação de reserva de no mínimo uma diária em favor de cada passageiro, em meio de hospedagem em Lençóis” para ter acesso ao Município.
  • Equipes de Turismo e Saúde estarão nas trilhas, atrativos e ruas da cidade realizando monitoramento e orientando turistas. Colabore, seja gentil e atenda às recomendações.
  • Não é mais necessário realização de teste para COVID para visitar Lençóis 
  • Os protocolos recomendados pela Organização Mundial da Saúde estão mantidos. Tais como uso obrigatório de máscara em locais públicos, distanciamento mínimo entre as pessoas e recomendações de higienização constante das mãos.
  •  A Prefeitura de Lençóis recomenda que todos os passeios sejam feitos acompanhados por guias/condutores credenciados.
  •  Os atrativos naturais de Lençóis estão abertos para visitação mas se você planeja visitar atrativos da região localizados em outros municípios, verifique com antecedência se já estão funcionando e as regras de visitação para isso.
  • Confira se o meio de hospedagem, o restaurante e agência de turismo escolhidos têm alvará de funcionamento e seguem as normas de biossegurança
Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo