domingo ,5 fevereiro 2023
Página Inicial / Entretenimento / LENÇÓIS: Município comemora 166 anos e o nascimento de Afrânio Peixoto, com programação especial com shows de Nelson Rufino, Gerônimo e outros, nesse final de semana

LENÇÓIS: Município comemora 166 anos e o nascimento de Afrânio Peixoto, com programação especial com shows de Nelson Rufino, Gerônimo e outros, nesse final de semana

FOTO: Motagem CN

Lençóis, uma das principais cidades da Chapada Diamantina, completa 166 anos em nesse dezembro 2022. E a primavera se despede de Lençóis com uma programação especial preparada para o próximo sábado (17), quando homenageia os 146 anos do lençoense Afrânio Peixoto; e domingo (18), quando celebrará os 166 anos de emancipação política da cidade.

As comemorações incluem programação com alvorada e missa solene; apresentações culturais do grupo de Capoeira Corda Bamba e da Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis e shows de Nelson Rufino, Gerônimo Santana e Banda Mont Serrat; além da participação dos artistas locais: Ricardo Boa Sorte e Família Moura Jorge.

O evento será realizado pela Prefeitura de Lençóis, através da Secretaria Municipal de Cultura e tem patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Bahiatursa.

Sobre Afrânio Peixoto: nasceu em Lençóis em 17 de dezembro de 1876. Foi médico legista, político, professor, crítico, ensaísta, romancista, historiador literário, e foi o terceiro ocupante da Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras.
Criado no interior da Bahia, cujos cenários constituem a situação de muitos dos seus romances, sua formação intelectual se fez em Salvador, onde se diplomou em Medicina, em 1897, como aluno laureado. Sua tese inaugural, Epilepsia e crime, despertou grande interesse nos meios científicos do país e do exterior. Em 1902, a chamado de Juliano Moreira, mudou-se para o Rio, onde foi inspetor de Saúde Pública (1902) e Diretor do Hospital Nacional de Alienados (1904). Após concurso, foi nomeado professor de Medicina Legal da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1907) e assumiu os cargos de professor extraordinário da Faculdade de Medicina (1911); diretor da Escola Normal do Rio de Janeiro (1915); diretor da Instrução Pública do Distrito Federal (1916); deputado federal pela Bahia (1924-1930); professor de História da Educação do Instituto de Educação do Rio de Janeiro (1932). Foi Reitor da Universidade do Distrito Federal, em 1935. Após 40 anos de relevantes serviços à formação das novas gerações de seu país, aposentou-se.

Confira abaixo a programação completa:
Dia 17/12 – 146 ANOS DO NASCIMENTO DE AFRÂNIO PEIXOTO
SHOW
21h – Ricardo Boa Sorte
23h – Gerônimo Santana e Banda Mont Serrat
Local: Mercado Cultural
====================================================
Dia 18/12 – 166 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE LENÇÓIS
05h – Alvorada
Local: Saindo do Teatro Arena

10h – Missa Solene
Local: Igreja do Rosário

19h- Roda da Capoeira Corda Bamba
19:30h- Apresentação da Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis
Local: Mercado Cultural
SHOW
20h – Família Moura Jorge
22h – Nelson Rufino
Local: Mercado Cultural

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Estudantes da Licenciatura em Computação do IFBA Jacobina desenvolvem games para cenários educacionais

“Compreender como os games enquanto dispositivos formativos podem contribuir na aprendizagem e no ambiente pedagógico …