CN

Pesquisar

Mercados de bairro se consolidam como tendência para o varejo

Segundo maior ramo do país em número de pequenos negócios, setor aposta no relacionamento próximo com o cliente e na qualidade e mix variado de produtos

Proximidade, ofertas especiais, qualidade do hortifrúti, das carnes e embutidos do açougue e a variedade na padaria são alguns dos pontos que cativam os consumidores nos mercados de bairro. Segundo a última pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em 2015, sobre os minimercados no Brasil, este é o segundo maior ramo do país em número de pequenos negócios e representa 6% do produto interno bruto (PIB) do Brasil.

No setor supermercadista, os minimercados representam 35% das vendas. “Acreditamos muito no comércio de vizinhança e nossa estratégia de trabalho é em boa parte voltada para o atendimento desse segmento”, destaca Tiago Bocchi, proprietário do Comercial Bocchi, distribuidor atacadista que atende supermercados, mercearias, panificadoras, lojas de conveniência e os setores de food service e hotelaria.

Tiago observa que a evolução da atitude empresarial dos mercados de bairro é nítida e o segmento tem se estruturado cada vez mais para melhorar a comercialização dos produtos e o atendimento ao público. O objetivo é que o consumidor encontre o que precisa com preços atrativos e se sinta à vontade, além de minimizar o impacto das novas tecnologias e a mudança de estratégia dos grandes players. “Como extensão da indústria, temos o papel de auxiliar nossos clientes a entender e atender as novas demandas, fortalecendo-os e permitindo que tenham acesso a marcas importantes e condições comerciais para obter lucro. Acreditamos que o empreendedorismo e a expertise empresarial do pequeno varejista é a sua grande fortaleza”, acrescenta o empresário.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo