CN

Pesquisar

Meteorologista explica chuva de granizo em Luís Eduardo Magalhães

O Oeste da Bahia vive dias de extremos: enquanto cidades como Barra, próximo ao Rio São Francisco, sofre com o calor intenso e os incêndios florestais, Luís Eduardo Magalhães registrou, neste sábado (10), um fenômeno raro, mas que segundo a meteorologista Cláudia Valéria, está justamente relacionada a esses extremos climáticos.

De acordo com informações da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, dezenas de casas acabaram danificadas (o número exato ainda será levantado) quando, pouco depois do meio-dia, começou a chuva de granizo, com duração de cerca de 20 minutos. Apesar da gravidade da situação, não há registro de feridos.

Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria explica que a situação em LEM tem a ver, paradoxalmente, com as altas temperaturas registradas na região nos últimos dias.

“Esse período, principalmente quando temos temperaturas muito elevadas, como é o caso do que vinha ocorrendo nas últimas semanas em toda a região do São Francisco e Oeste, e que chega bastante umidade, como foi agora – uma grande convergência de umidade que já está provocando chuvas –, essas primeiras chuvas, normalmente, estão associadas a rajadas de vento, descargas elétricas (raios) e, por vezes, também a tempestades localizadas, como é caso do granizo”, explicou ela ao CORREIO. (Fonte: Correio da Bahia)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo