sexta-feira ,25 setembro 2020
Página Inicial / Meio Ambiente / Ministério anuncia revitalização de 26 barragens que reservam água na Bahia

Ministério anuncia revitalização de 26 barragens que reservam água na Bahia

Um total de 26 barragens na Bahia que reservam água para diversos usos deve ser recuperado pelo governo federal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. A Bahia é o estado com o terceiro maior número de barragens a serem recuperadas em 14 estados da federação. Segundo comunicado do ministério, os diagnósticos apontam medidas e estratégias necessárias à reabilitação desses barramentos. Apesar de demandarem atenção, o ministério informou que as estruturas não apresentam risco iminente de rompimento.

Ainda segundo o ministério, o Plano de Ações Estratégicas para Reabilitação de Barragens da União (Planerb) é resultado de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil. Canuto informou que pelo menos R$ 50 milhões estão disponíveis para as intervenções. O ministro informou ainda que o cronograma de execução das atividades ficará a cargo de cada órgão responsável pelas estruturas – Codevasf, Dnocs e a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), do MDR.

Ainda de acordo com Canuto, a SNSH assumirá os serviços de reabilitação das barragens que eram de responsabilidade do extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) e que não estão na área de atuação da Codevasf e do Dnocs.

 

Fonte: Bahia Noticias

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Chapada: Brigadistas da cidade de Rio de Contas evita que incêndio florestal destrua áreas de preservação ambiental

   O município de Rio de Contas, localizado na região da Chapada Diamantina, passou por …

Deixe uma resposta