CN

Pesquisar

Morro do Chapéu: Gestão lança projeto em parceria com a ONU

Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

A prefeitura de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, lançou, nesta terça-feira (21), o Projeto Morro Verde, que visa desenvolver atividades de educação ambiental através do plantio de mudas nativas em escolas da rede municipal de ensino e na comunidade. De acordo com a gestão, o projeto faz parte de uma parceria do município com a Organização das nações Unidas (ONU).

A prefeita Juliana Araújo (PL) explicou a parceria. “Nós fomos selecionados para ter um ecoparque em Morro do Chapéu e resolver de vez o problema do lixo”. disse. A ideia, que disputou com outras cidades do país, será financiada pela ONU e não deve gerar custos à cidade.

Ainda segundo a gestão, três mil mudas de plantas nativas foram doadas por empresas de geração de energia eólica instaladas na cidade. As mudas serão plantadas em escolas municipais e espaços públicos. Um viveiro municipal também está sendo criado. “O Projeto Morro Verde é um importante desafio. Nós vamos plantar não somente a semente de uma árvore, mas também a esperança de um amanhã melhor para todas as crianças”, discursou a prefeita.

A gestora ressaltou que este é um momento histórico para Morro do Chapéu, uma vez que as gestões anteriores, segundo ela, praticamente ignoraram a riqueza natural e arqueológica do município, que chegou a sofrer ações e intimações do Ministério Público justamente pelo descaso com o meio ambiente.

Além da prefeita Juliana Araújo, estiveram presentes no lançamento do projeto a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Raquel Cedraz; a secretária municipal de Educação, Flávia Oliveira; Pablo Almeida, promotor de Justiça do MPBA; o ambientalista Almacks Luiz; a bióloga Deizze Rocha (Núcleo de Educação Ambiental) e a Major PM Sheila Karina (CIPPA – Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental/Lençóis); dentre outros.

Também foram convidados dois palestrantes. Gustavo Shacht, geógrafo da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) apresentou o tema “A vida secreta das árvores”; e André Krull, advogado especialista em Direito Ambiental), falou sobre Licenciamento Ambiental Municipal. À tarde foram plantadas mudas de árvores nativas na cidade com a presença de algumas das autoridades presentes na cerimônia de lançamento, incluindo a prefeita. (Bahia Noticias)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo