quarta-feira ,18 maio 2022
Página Inicial / Justiça / MP aciona Adab para reforçar fiscalização do abate de jumentos na Bahia

MP aciona Adab para reforçar fiscalização do abate de jumentos na Bahia

MP aciona Adab para reforçar fiscalização do abate de jumentos na Bahia

O Ministério Público do Estado (MP-BA) acionou a Justiça para garantir uma maior fiscalização do abate de jumentos. A ação foi movida nesta terça-feira (8) pelo promotor Julimar Barreto Ferreira contra a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab).  A demanda também foi endereçada contra a empresa Nordeste Pecuária, situada em Amargosa, no Recôncavo baiano.

Neste caso, o MP-BA cobra que a companhia suspenda o abate de jumentos até que a Adab regule a exigência do exame de Mormo e de anemia infecciosa equina. O promotor ainda pediu que a Adab crie um protocolo para garantir a efetiva criação de uma cadeia produtiva destes animais no estado. O objetivo é evitar a extinção da espécie, fazendo com que o crescimento do rebanho seja superior ou no mínimo igual ao destinado para o abate.

Publicidade

O promotor informou que o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa) da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/BA) apontou que no frigorífico de Amargosa foram abatidos 28.199 jumentos de janeiro a novembro de 2021. “Uma quantidade alarmante se comparada à quantidade total de animais vivos no Estado da Bahia que é de aproximadamente 400 mil”, disse o promotor de Justiça.

O produto do abate vai quase todo para o mercado chinês e é destinado à fabricação de um produto típico da indústria cosmética e farmacêutica chinesa chamado de ‘ejiao’, substância feita com o colágeno presente no couro dos jumentos.

Bahia Noticias

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

SEABRA: Publicação que diz que moto só pode transportar criança acima de 10 anos, revolta moradores. Gestão explica: é pela vida, é lei

Um card publicado nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Seabra, na Chapada Diamantina, tem …

No Banner to display

Vídeo Destaque

Previsão