CN

Pesquisar

Mucugê: 5ª Fligê tem lugar exclusivo para a criançada

O público infantil tem espaço cativo na Feira Literária de Mucugê, com uma programação toda especial através das atividades da Fligêzinha. Num universo particular e singular, as crianças acompanham atividades de contação de histórias e a programação da Leitura Viva em musicais e brincadeiras, que sempre colocam os pequenos em contato com o mundo literário.

Em sua quinta edição, totalmente gratuita, a Feira Literária de Mucugê segue com o compromisso de incentivar as crianças a lerem cada vez mais. O contato com autores e a participação em atividades lúdicas diversas permitem a elas descobrirem a grandiosidade que a leitura pode proporcionar.

O tema geral da Fligê 2022, “Literatura e Ancestralidades”, também está inserido na programação da Fligêzinha. Os leitores mirins terão uma experiência única durante três dias do evento, de 12 a 14 de agosto (sexta, sábado e domingo), no Espaço Fligêzinha, com tudo voltado para o território do fantástico mundo da imaginação.

Quem abre a programação infantil é Zé Livrório, com suas contações de histórias e músicas, na sexta-feira, 12, das 9 às 12 horas, com a Leitura Viva. Os Pequenos Cantores de Mucugê, com Lilian Baratto, a apresentação da Quadrilha Infantil com Kléber Luz e o bate-papo com o escritor Rafael Morais também fazem parte das atividades iniciais, que serão complementadas, no turno matutino, com a Companhia Teatro Griô e a exibição do curta “As aventuras do Cágado Ajapá”.

No período da tarde, as contações seguem com Carla Lucilene Uhlmann, às 14h, nos “Contos da Floresta”. As atividades do dia são encerradas, às 16h, com a Companhia Teatro Griô apresentando “Sessão de histórias e cantigas”.

No sábado, 13, tem mais “Leitura Viva” com a Pipoca Moderna e Kátia Borges. A programação da manhã contará ainda, às 9h, com a oficina de turbantes organizada pelos escritores Valdiele Lima e Rubens Ferreira, autores do livro infantil “Ayabá e os Caminhos para Ancestralidade”. Às 10h, é a vez da escritora kids baiana Luiza Meireles conversar com o público infantil. Na sequência, Luciana Araújo Simões traz as “Histórias cantadas do MalaMalaTum”. Bate-papo com a escritora Denízia Kawany Fulkaxó e o show da cantora Analu Sampaio marcam as atividades da tarde.

O encerramento da Fligêzinha acontece na manhã de domingo, 14, com a presença de Márcia Mendes, escritora de “Um livro para chamar de meu” e do escritor responsável por levar a literatura afro-brasileira infantil para a Fligê, Marcos Cajé, com “Histórias que inspiram: Literatura afrofantástica”. Em seguida, as “Histórias cantadas do MalaMalaTum”, com Luciana Araújo Simões.

A Fligê 2022 conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias de instituições de educação estadual e federal, com apoio da Prefeitura Municipal de Mucugê e de coletivos e grupos culturais.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo