quarta-feira ,5 outubro 2022
Página Inicial / Economia / Mucugê: Estudantes participarão da Fligê com atrações teatrais e projetos pedagógicos

Mucugê: Estudantes participarão da Fligê com atrações teatrais e projetos pedagógicos

A 5° Edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), começa no dia 10 de agosto, com atrações artísticas e projetos pedagógicos. Os estudantes das escolas públicas do município de Mucugê, na Chapada Diamantina, já trabalham os temas que serão tratados na Feira.

Desde a sua primeira edição, em 2016, o evento tem o compromisso de aproximar os estudantes ao evento. “Nessa conexão, é onde a gente consegue estabelecer a interação do público leitor, da comunidade escolar com o leque de escritores e escritoras que participam da Feira”, afirma a curadora da Fligê, Ester Figueiredo.

Dentre as atividades realizadas pelos alunos e professores estão saraus, produção de cartazes, pesquisas sobre as obras e os autores que participarão no evento. Os estudantes também participam da programação artística da festa.
“Os alunos saem pelas ruas recitando poesias e apresentando a Feira e os autores para a população e falando sobre a importância da leitura”, afirma o coordenador pedagógico da Fligê, Marcos Paraguassú.

No dia 10 de agosto, às 16h, escolas, grupos culturais e fanfarra participam do Desfile Literário que sai da ‘Praça da Igreja Santa Isabel’ para percorrer as ruas da cidade. Além disso, o trabalho artístico dos alunos irá se transformar em um livro de Fotopoemas, que será lançado no dia 12 de agosto, às 10h30, na ‘Praça dos Garimpeiros’, e às 9h do dia 14 de agosto, no Estande Fligê/Coreto Literário.

“No livro de Fotopoemas, os estudantes foram buscar dentro da comunidade, com as pessoas mais velhas, onde vivem os ofícios, as brincadeiras e as festas que são passadas de geração em geração”, contam Marcos Paraguassú.

Os estudantes de Mucugê terão a chance também de se apresentar, durante a Festa Literária, com ‘A Leitura Dramática Música de Pedra: Garimpo de lembranças de Mucugê’, que será encenada às 20h da sexta-feira, no dia 12 de agosto, no ‘Centro Cultural’.

O texto é uma adaptação da obra Mucugê por Mucugê, de Rebeca Serra, e será trabalhado durante a Oficina de Teatro que está sendo ministrada pelo ator, diretor e professor de Teatro Sergio Farias, da Universidade Federal da Bahia, no período de 1 a 13 de agosto em Mucugê.

Chapada News.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Erros grosseiros de pesquisas eleitorais detonam credibilidade de institutos  

  As diferenças abissais entre os resultados reais da eleição deste ano e aqueles projetados …