segunda-feira ,28 novembro 2022
Página Inicial / Educação / Mucugê: Feira cultural escolar resgata cultura local das comunidades dos alunos

Mucugê: Feira cultural escolar resgata cultura local das comunidades dos alunos

A Escola Municipal Augusto Landulfo Medrado, da comunidade Fazenda Ibiquara, no município de Mucugê na Chapada Diamantina, promoveu na última quinta-feira (27), a sua terceira feira cultural, que trouxe como tema: “Resgate da Cultura das Comunidades locais”.

Os alunos foram incentivados a resgatarem a identidade cultural de suas localidades a partir do olhar daqueles que construíram ou viram ser construída a história das mesmas. Pesquisas, entrevistas com moradores e referências familiares forneceram aos alunos materiais suficientes para que esses relatos fossem narrados.

As comunidades de Caraíbas, Passagem Funda e Fazenda Ibiquara foram apresentadas pelos alunos através dos seus identificadores culturais. Coral, jogral, sanfoneiros, reisado, paródia, cordel e poesia foram os instrumentos que homenagearam e trouxeram à memória as relíquias que definem a cultura local.

O reconhecimento valoroso dos que doaram suas vidas para que essas comunidades pudessem subsistir esteve presente na homenagem feita à sra. Angélica Malta de Novais Santos, que se dedicou à comunidade como professora e enfermeira e que, sempre que necessário, assistia os que necessitavam, bem como por meio da biografia de vários moradores que, como d. Angélica, foram e ainda são fundamentais à existência dessas comunidades.

A valorização dos profissionais que se dedicam à arte de educar também não foi esquecida e crianças desfilaram com faixas que traziam o nome de todos os professores que por ali passaram como forma de eternizá-los.

Vale ressaltar que a feira é fruto do Projeto Político Pedagógico desenvolvido em todas as escolas municipais e que, entre as suas diretrizes, objetiva conhecer a escola em paralelo com a comunidade, educando a partir da proximidade do corpo docente com as famílias, chamando-as ao envolvimento com as etapas do desenvolvimento escolar, possibilitando um maior incentivo para que o crescimento de cada aluno se torne ainda mais efetivo.

Ao final das apresentações o diretor Jonimar Celles e a Secretária de Educação Roseane Chagas agradeceram aos presentes e a todos que possibilitaram, com muita parceria, que o evento acontecesse e ressaltaram a importância de fortalecer a identidade cultural de um povo e de preservar raízes e memórias, garantindo a manutenção de sua existência na história.

O encerramento do evento culminou com um farto almoço, oferecido a todos os presentes, trazendo com a culinária local, o velho e bom godó acompanhado do arroz vermelho, algumas das estrelas gastronômicas que reinam por aqui.

CN com informações da Prefeitura.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Stefano Cortese e as cantoras Nina Neder e Ana Salvagni combinam músicas de diversas culturas no concerto ‘A lenda do pianista do Capão’

O concerto de piano solo ‘A lenda do pianista do Capão’, com o músico italiano …