
A sexta edição da Feira Literária de Mucugê, na Chapada Diamantina, irá acontecer entre os dias 16 e 20 de agosto deste ano, com o tema “Literatura e Música” e irá homenagear o poeta, escritor e letrista baiano José Carlos Capinan.
A homenagem e Capinan consagra a feira que celebra os trânsitos, proximidades e diferenças da Literatura e da Música. Considerado “bravo poeta guerreiro da canção popular brasileira”, como diria o jornalista especialista em música Mario Ferreiro, o tropicalista Capinan guarda em si o seu lirismo e sua combatividade política.
Imortal da Academia de Letras da Bahia, é autor de nove livros, entre eles “Confissões de Narciso”, “Terra à vista”, “Inquisitorial” e “Vinte canções de amor e um poema quase desesperado”, em que revela os bastidores do processo de criação de várias canções da MPB assinadas por ele.
Gravado por Elis, Bethânia e Gil, Capinan é um dos grandes poetas da literatura e da música brasileira.
“Músicas inspiradas em livros, poemas que são canções, personagens que convocam a sua música, cenas que são lidas no ritmo incessante dos sons das palavras, pausas e silêncios que se impõem ao leitor para a produção de sentidos do texto. Como produções artísticas autônomas, Literatura e Música são esferas da criação humana que, quando tomadas em dimensão e conjunto, corroboram para interpretar acontecimentos culturais e conferir densidade à forma, estilo, volume, ritmo e perspectiva aos processos autorais”, afirma a curadora da Fligê, Ester Figueiredo.
A Feira terá mesas de conversa, lançamentos, oficinas, leitura viva, fligecine, fligezinha, fligeetu e fligê+ eacontecerá na cidade de Mucugê e Vila de Igatu, na Chapada Diamantina.
Chapada News