domingo ,5 fevereiro 2023
Página Inicial / Mundo / MUNDO: Após tentativa de golpe, vice de Pedro Castillo, Dina Boluarte, assume presidência do Peru

MUNDO: Após tentativa de golpe, vice de Pedro Castillo, Dina Boluarte, assume presidência do Peru

Foto: Flickr / Congresso do Peru

Dina Boluarte, ex-vice-presidente da chapa de Pedro Castillo, assumiu a presidência do Peru nesta quarta-feira (7) e se tornou a primeira mulher a comandar o país. Castillo foi destituído do cargo e preso após tentar dissolver o Congresso na tentativa de aplicar um golpe de Estado.

Castilho comprou uma briga com o Congresso, de maioria opositora, que ignorou a ordem de dissolução e o destituiu horas depois. O Congresso, considerou que o presidente apresenta “permanente incapacidade moral”.

O presidente da Câmara, José Williams Zapata, passou a faixa presidencial para Boluarte, que fez seu juramento dentro do Congresso. Em discurso, após a tentativa de golpe, ela pediu unidade de todos os peruanos, e disse que é preciso conversar e tentar chegar a acordos.

A nova presidente também anunciou que vai pedir para que o Ministério Público a ajude a tirar “as máfias” do governo, e que o gabinete dela terá “todas as forças democráticas”. (Por Bahia Notícias)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

MACAÚBAS: Após cassação por cota de gênero, 4 novos vereadores tomam posse na Câmara de Macaúbas

Após quatro parlamentares terem sido cassados por fraude na cota de gênero nas eleições de …