O Poço Azul fica localizado no município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, também podendo ser acessado por Lençóis que é a principal porta de entrada para quem deseja visitar o local. Ele é considerado o maior sítio paleontológico submerso do nosso país, esses sítios são áreas propícias para formação e preservação de fósseis históricos. Onde já foram descobertas mais de 40 espécies de animais pré-históricos.
O atrativo, com 16 metros de profundidade e 70 metros de extensão, é formado por duas cavernas e por um lago de águas tão cristalinas que é possível ver as formações rochosas no fundo e as águas em tons azuis turquesas. Aos visitantes, é possível entrar no poço e flutuar somente em alguns trechos, sempre acompanhados dos equipamentos de segurança. O ideal é conhecer o local entre fevereiro e outubro, das 12h30 às 14h, que é quando o raio de sol entra na caverna e ilumina as águas azuis do poço.
O Poço Azul é de fácil acesso, e não tem restrições para crianças e idosos. O mergulho nesse poço é permitido, entretanto, antes, somos convidados a tomar uma ducha especial para retirar o excesso de creme de cabelo, corporal, etc.
Na lista de lagos mais bonitos do Brasil, segundo o Viaja Net, também estão:
- Lago Azul, Mato Grosso do Sul;
- Poço Azul, Nova Redenção Chapada Diamantina, Bahia;
- Lagoa Azul, Ilha Grande, Rio de Janeiro;
- Lagoa Verde, Ilha Grande, Rio de Janeiro;
- Lagoa Bonita, Maranhão;
- Lagoa do Paraíso, Ceará;
- Lagoa Misteriosa, Jardim, Mato Grosso do Sul.
Outra notícia importante sobre a região, é a chegada da pavimentação asfáltica em uma extensão de cerca de 8,5 km, na estrada de acesso ao atrativo natural do Poço Azul, em Nova Redenção. O qual será realizado pela empresa “Sinal Construtora Ltda”, selecionada na última terça-feira (11), com a proposta de mais de R$ 10 milhões de reais, serviço esse que será comandado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).
Chapada News.