quarta-feira ,28 outubro 2020
Página Inicial / Educação / Novo Horizonte, Piatã e Ibitiara são destaques no Ideb.

Novo Horizonte, Piatã e Ibitiara são destaques no Ideb.

No última terça feira (15) Os dados do IDEB de 2019 foram divulgados pelo Governo Federal. O indicador é calculado a cada dois anos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do MEC.

Na região da Chapada Diamantina os três municípios que se destacaram apresentado as maiores notas no ranking dos anos iniciais são Novo Horizonte, Piatã e Ibitiara, conforme publicação do UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação).

O cálculo do IDEB é feito com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática e o índice final varia de 0 a 10.

O município de Novo Horizonte alcançou o maior índice na tabela dos anos iniciais, ou seja, 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A nota do município foi de 6,6 em 2019, passando 2017, no qual ficou com 5,4. A cidade de Novo Horizonte também foi destaque nos anos finais alcançando o primeiro lugar entre as cidades chapadeiras.

O Destaque negativo entre as cidades da região da Chapada diamantina ficou por conta da cidade de

Novo Horizonte é destaque no Ideb. Lençóis teve nota a baixo da média.

no ranking dos anos inicias e 4.0 entre o ranking dos anos finais.

Ao todo as cidades chapadeiras tiveram um melhor desempenho no ranking dos anos inicias em relação aos anos finais.

A nível de Brasil avançou no IDEB em todas etapas de ensino, mas apenas nos anos iniciais do ensino fundamental cumpriu a meta de qualidade estabelecida para 2019. O IDEB registrado nos anos iniciais no país foi 5,9, índice que superou a meta nacional de 5,7 considerando tanto as escolas privadas quanto as públicas. Nos anos finais do ensino fundamental, o IDEB alcançado no país foi 4,9, inferior à meta fixada para a etapa, 5,2.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Eleições 2020: Rochinha renuncia candidatura a Prefeito de Seabra e indica Carla (esposa), para substituí-lo.

Os candidatos a prefeito e vice-prefeito da Coligação “É O POVO DE NOVO”, da cidade …