domingo ,5 fevereiro 2023
Página Inicial / Chuvas / Oferta de cebola continua baixa por conta da queda na área de plantio e devido às chuvas na Região de Irecê

Oferta de cebola continua baixa por conta da queda na área de plantio e devido às chuvas na Região de Irecê

FOTO: Divulgação

Dezembro se iniciou com menor ritmo de colheita de cebolas em Ituporanga (SC), devido às precipitações. Porém, isso não afetou totalmente o escoamento, uma vez que alguns bulbos foram estocados antes das chuvas começarem. A partir da segunda semana do mês, o clima mais seco permitiu aceleração da colheita, elevando a disponibilidade e reduzindo as cotações – uma vez que a maior parte do volume colhido foi vendido de imediato ao invés de ser estocado, devido aos preços elevados.

Na semana do dia 12 ao dia 16/12, a redução do preço de roça foi de 36% em relação à semana anterior (05 a 09/12) na praça catarinense. Mesmo com a queda, colaboradores informaram que ainda há uma boa margem de lucro – já que o bulbo atingiu valores recordes entre novembro e o início de dezembro.

No Paraná, o clima chuvoso reduziu a oferta e a qualidade das cebolas, resultando em maiores descartes entre novembro e o início de dezembro. Porém, assim como em SC, a chuva deu uma trégua na segunda semana, o que aumentou a disponibilidade. Em relação ao início de dezembro, as praças de Irati e Guarapuava (PR) registraram queda de preços de 13,25% e 17,54% na semana passada, respectivamente. As cebolas afetadas pela chuva foram vendidas a valores menores.

No Nordeste, a oferta de bulbos continua baixa por conta da queda na área de plantio e, também, devido às chuvas registradas no começo do mês. O clima afetou a qualidade na Região de Irecê (BA) e no Vale do São Francisco (PE/BA), e nesta última praça, houve relatos de aparecimento de bactérias nas lavouras. (Fonte: HF Brasil e Central Noticias)

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

CHAPADA: Prefeito de Jacobina sugere que moradores insatisfeitos deixem o município; “vão para Londres, Nova Yorque”

O Prefeito de Jacobina, na Chapada Norte, Tiago Dias (PCdoB), protagonizou um momento polêmico durante a …