CN

Pesquisar

PALMEIRAS: Com as fortes chuvas, estrada que leva ao Vale do Capão tem trechos em condições precárias

FOTO: Captura/ Divulgação

O Vale do Capão, povoado da cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina, oficialmente chamada de Caeté-Açú, é um povoado pequeno com de cerca de 3 mil moradores, que possui um território privilegiado, com diversas trilhas que levam a morros, rios, cachoeiras, grutas e quedas d’águas, fazendo com que o verão trague muitos turistas.

Entretanto, com as fortes chuvas que caíram recentemente em toda Bahia, a estrada que liga o município ao povoado, cerca de 28 km, está com diversos trechos em condições precárias, com buracos, poças d’água e as conhecidas “costelas de vaca”, impactando na ida de condutores ao local. Vídeos mostram alguns trechos e suas dificuldades.

Segundo moradores da localidade, as más condições da estrada trazem também prejuízos ao comércio, afetando também a renda local, acreditam que, devido às condições da estrada, a busca turística está em baixa. Condutores também reclamam das dificuldades encontradas na estrada e reforçam que a dificuldade é ainda maior para a passagem de carros de pequeno porte, por conta de pedras e buracos, limitando o acesso das pessoas.

Publicidade

Esse acesso ao Vale do Capão é motivo de diversas discussões sobre a pavimentação da estrada. Em setembro de 2021 ficou estabelecido que a estrada terá pavimentação mista. Com isso, serão 22km de pavimentação e 11 km desses, devem ser de concreto em razão do desnível de 600 metros, da saída de Palmeiras, até a chegada em Caeté-Açu, que conta com ladeiras e que precisam ser conservados na totalidade, de acordo com a comissão da estrada, formada pela sociedade civil.

No momento, os moradores querem só a manutenção como a realização de cascalhamento, o uso de patrol, construção de valas para facilitar no escoamento da água e outras ações. Solicitação já feita à Prefeitura de Palmeiras, que respondeu que a máquina patrol está quebrada.

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo