CN

Pesquisar

PALMEIRAS: Curta-metragem “Áurea” será exibido no Vale do Capão, nesta quinta

O curta-metragem “Áurea” terá a sua primeira exibição pública nesta quinta-feira (5), às 19h, no Coreto do Vale do Capão, pelo Cine Caeté. O filme mostra o encontro da parteira Áurea e o médico Áureo, que juntos fizeram mais de 100 partos domiciliares na comunidade do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina. O encontro reúne duas sabedorias que se fundem, o conhecimento tradicional de Dona Áurea com o pensamento científico de Dr. Áureo.

A parteira Áurea Oliveira dos Santos, de 94 anos, nasceu no Vale do Capão e aprendeu a arte de partejar com as vizinhas e amigas. “Pra mim, ser parteira é um dom” afirma. Com uma longa trajetória, ela não sabe quantas crianças vieram ao mundo amparadas pelas suas mãos.

Já Áureo Augusto de Azevedo nasceu em Salvador e se formou na Faculdade de Medicina da UFBA. Ele se mudou para o Vale do Capão na década de 1980 e, em 2017, recebeu do Ministério da Saúde o título de Comendador da Ordem do Mérito.

O curta-metragem Áurea, com 13 minutos, tem a direção de Hewelin Fernandes e terá um lançamento online, no dia 05 de maio, no canal da TV UNEB-Seabra, data que celebra o Dia Internacional da Parteira, criado pela Organização Mundial da Saúde em 1991, com o objetivo de homenagear o trabalho das parteiras e enfermeiras da saúde materna.

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo