CN

Pesquisar

Parque Nacional da Chapada Diamantina é fechado para visitação devido ao Covid-19; ICMBio emite nota

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) entra na luta contra o avanço do novo coronavírus e fecha todas as unidades de conservação federais do país, que inclui o Parque Nacional da Chapada Diamantina. A informação foi publicada em página oficial do órgão em consonância com as medidas necessárias para lidar com a pandemia estabelecidas em protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), e governos federal e estadual.

“Embora nesse Parque [da Chapada Diamantina] não seja exercido o controle das entradas, contamos com a colaboração do trade turístico e visitantes no cumprimento desta determinação do ICMBio. Vivemos um momento em que é necessário evitar deslocamentos além dos estritamente necessários a fim de minimizar a dispersão da doença e preservar o maior número de vidas”, aponta a nota.

O ICMBio destaca que a medida pode gerar consequências terríveis para a economia da região, mas que é de suma importância para diminuir o impacto do colapso. “Mesmo sabendo da gravidade e das terríveis consequências dessas medidas sobre a vida econômica e social, ainda assim tais mudanças de hábitos são medidas necessárias para evitarmos um cenário de colapso do sistema público de saúde e suas consequências nefastas”, destaca a equipe gestora do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

A nota ainda destaca que o atendimento e serviços de saúde na região chapadeira ainda são restritos e que isso pode aumentar o problema para tratamento. “Importante que os potenciais visitantes compreendam que estamos em uma região com restritos serviços de saúde e que a chegada do Covid-19 na Chapada Diamantina poderia ter consequências muito graves para a sociedade da região”.

A equipe frisa que é uma decisão difícil e que exigirá ações emergenciais de todos os setores da sociedade. “Estamos em um momento atípico e muito difícil, que exigirá de todos, enquanto sociedade, participação consciente e ativa nesse enfrentamento da pandemia de Covid-19. Se fizermos tudo ao nosso alcance, possivelmente sairemos mais rapidamente e com menos danos desse cenário preocupante. Até lá, todos precisamos contribuir”.Com informações do JC.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo