CN

Pesquisar

Pesquisa revela que Bahia é o estado onde a polícia mais matou nos últimos dois anos

As operações policiais que aconteceram na Bahia entre junho de 2020 e junho de 2022 foram as mais mortal entre cinco estados estudados pela Rede de Observatórios de Segurança. O resultado da pesquisa foi publica nesta quinta-feira (18).

De acordo com o levantamento, no período houve 1.989 mortes registradas sendo que 16% das ações policiais que resultam em mortes aconteceram na Bahia, 10,4% no Rio de Janeiro, 11,8% em São Paulo, 3,5% em Pernambuco e 2,5% no Ceará. A quantidade de chacinas em operações nas unidades da federação também chamam atenção. Foram 3 no Ceará, 6 em Pernambuco, 10 em São Paulo, 11 na Bahia e 67 no Rio de Janeiro.

A pesquisa também constatou aumento das ações de policiamento no primeiro semestre de 2022. Maio de 2022 registrou acréscimo geral de 30% em comparação ao mesmo mês em 2021, seguido por abril com incremento de 16% e junho com 10%. Comparando com o mesmo período no ano passado, o que se vê é um crescimento de 18%.

“Ao que tudo indica o número de ações policiais é sensível aos contextos políticos e cenários eleitorais e a ordem é ‘polícia na rua’. Não seria admirável se a hipótese se confirmasse: em anos eleitorais, na medida em que as eleições se aproximam, as polícias estaduais tendem a aumentar patrulhamentos e operações, ou pelo menos tendem a realizações que promovam sua visibilidade”, ressalta um trecho do documento.

Em nota enviada ao Bahia Notícias, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que “as Polícias Civil e Militar são pautadas para atuar dentro da legalidade e do uso proporcional da força e que casos que fujam dessas premissas devem ser denunciados para que as medidas legais sejam adotadas”.

A SSP ainda lembra que está em processo de análise para a aquisição das câmeras corporais que serão acopladas aos fardamentos com objetivo de oferecer cada vez mais transparência às ações policiais.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo