quinta-feira ,29 setembro 2022
Página Inicial / Saúde / Pesquisadores encontram traços da monkeypox em pacientes sem sintomas

Pesquisadores encontram traços da monkeypox em pacientes sem sintomas

No surto atual da varíola dos macacos, a principal forma de transmissão do vírus monkeypox tem sido pelo contato com as feridas de pessoas infectadas. Até o momento, a maioria dos pacientes desenvolve sintomas como cansaço, fadiga e febre, mas o sinal principal são as lesões semelhantes a pústulas com pus. Porém, pesquisadores descobriram que alguns indivíduos podem ter o vírus e continuar assintomáticos.

Como parte de um serviço de vigilância em pacientes que tomam medicamentos contra o HIV ou o PrEP (preventivo), os médicos do hospital Bichat-Claude Bernard, em Paris, na França, recolheram amostras do ânus de 200 pacientes homens usando um swab. O exame mostrou que 6,5% dos participantes (13 pessoas) testaram positivo para a varíola dos macacos.

Desses, apenas dois desenvolveram sintomas da doença nos dias seguintes. Apesar de os homens estarem com o vírus, os pesquisadores não sabem dizer se eles eram capazes de transmiti-lo, ou se a quantidade do patógeno presente foi suficiente para contaminar o paciente.

Os responsáveis pelo levantamento escreveram, em artigo publicado na revista científica Annals of Internal Medicine, que, apesar de não se saber o risco de transmissão, os resultados confirmam a necessidade de vacinar o grupo considerado de risco para evitar que mais pessoas sejam infectadas. As informações são do portal Metrópoles.

CN com informações do Bahia Notícias.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Sem controle efetivo, Salvador tem 300 mil animais nas ruas

O abandono de animais nas ruas de Salvador aumentou quase oito vezes desde o início …