CN

Pesquisar

Pessoas com Deficiência celebram o Dia Nacional de Luta na Assembleia Legislativa

Foto: Reprodução.

Portadores de cegueira, surdez, nanismo, albinismo, síndrome de down, albinismo e paraplegia. Representantes dos mais diversos segmentos participaram da Sessão Especial realizada nesta quinta-feira, dia 21, em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Não apenas compuseram a plateia, mas tiveram vez e voz para se expressarem seja pelos emocionantes depoimentos levados à tribuna, seja nas apresentações artísticas de Jeferson Souza Santos, que interpretou o Hino Nacional em Libras, e do grupo musical Batucaixa, formado por estudantes cegos do CAP que usam caixas de papelão como instrumento musical.

Proposta pelos deputados Fabíola Mansur e Ângelo Almeida, do PSB, a sessão realizada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia foi prestigiada ainda pelo deputado federal Bebeto Galvão e pelo deputado estadual Bira Coroa e marcou a apresentação das Diretrizes para Educação Inclusiva na Bahia pela coordenadora de Educação Inclusiva do Estado, Patrícia Braile. Na ocasião, ela aproveitou para anunciar que pela primeira vez as matrículas na rede pública estadual de ensino serão antecipadas para o mês de outubro, com o objetivo de que as escolas tenham tempo para se preparar para receber os alunos.

Neta de cego, médica oftalmologista e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alba, a deputada Fabíola Mansur destacou a data como representativa de um avanço de séculos no combate ao preconceito e na inclusão, nem sempre sentida pela Pessoa com Deficiência. “Que nós possamos entender que a luta não é feita em um dia, ela é feita sempre. É uma luta que começou com os familiares das pessoas com deficiência e que precisa das associações e dos movimentos sociais para chegar a nós políticos que queremos ser instrumentos dessa inclusão. Alguns querem criminalizar a política, mas é somente pela política que nós vamos continuar avançando”, declarou Fabiola Mansur.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência da Alba, o deputado Ângelo Almeida aproveitou a ocasião para convidar os presentes para a realização da I Marcha da pessoa com Deficiência, no dia 3 de dezembro. “Vamos marchar pelo CAB, desde a Assembleia Legislativa até a Governadoria, levando nossas principais reivindicações. A gente quer tocar o coração do governador com essa marcha histórica”, afirmou.

Lívia Teixeira Borges, coordenadora da SerDown, anunciou para o dia 24 de novembro o lançamento da Rede de Inclusão no Ensino Superior da Bahia, que será formada por representantes da Uneb do Ifba e da Ufba.

O professor Milton Bezerra chamou a atenção das autoridades para o grave desrespeito sofrido pelos surdos em seu direito à obtenção da carteira nacional de habilitação (CNH). “As clínicas conveniadas ao Detran querem que nós paguemos os intérpretes de Libras, mas muitas vezes os médicos não aceitam, querem que a gente pronuncie as letras durante o exame oftalmológico”, denunciou.

Já a vereadora Meirinha destacou o fato de a Câmara Municipal de Irecê ser a única do país com dois representantes das pessoas com deficiência: ela, que tem nanismo, e seu colega Fabiano, cadeirante, também presente à sessão. “Queremos lutar não só pela inclusão social mas pela participação social. Incluir é fácil; conviver, socializar e ter um olhar justo é que é difícil. Precisamos ser vistos e respeitados como pessoas capazes”.

O major Antonio Honorato Barbosa, também presente ao evento, pontuou a grave delicada vivida pela Polícia Militar da Bahia na reincorporação de policiais que sofrem de paraplegia. “É um quadro difícil ajustar um guerreiro forjado à luta para um novo tipo de batalha depois que ele ser ferido em combate, mas temos feito um trabalho com equoterapia que vem dando muitos bons resultados e está aberto à comunidade”. (Dra. Fabiola Mansu)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo