quinta-feira ,30 junho 2022
Página Inicial / Economia / PIATÃ: Cefé Tapuia, da Coopiatã conquista o paladar de visitantes da Naturaltech em São Paulo

PIATÃ: Cefé Tapuia, da Coopiatã conquista o paladar de visitantes da Naturaltech em São Paulo

FOTO: Divulgação

Difícil é encontrar quem não aprecia o sabor de uma boa xícara de café, não é mesmo? A agricultura familiar conta com uma variedade de tipos dessa bebida, do tradicional ao gourmet, e levou para a Naturaltech, em São Paulo, mais um lançamento, o Café Tapuia, da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã).

O Café Tapuia, apresentado em embalagens de 250 gramas, é da linha de cafés especiais com grãos 100% arábica, e teve o nome escolhido em homenagem aos Tapuias, primeiros povos indígenas que habitaram a região da Chapada Diamantina, onde está localizado o município de Piatã. A cooperativa aposta na qualidade do grão, com os cuidados desde o cultivo e manejo das plantas, até a torra dos grãos e o processo de embalagem, o que resulta em cafés até premiados em concursos reconhecidos internacionalmente, com o objetivo de oferecer um café de qualidade que seja acessível ao público.

FOTO: Divulgação

O gerente comercial da Coopiatã, Rodolfo Moreno, explica que a cooperativa, que  traz ainda para a Naturaltech os cafés Coopiatã, Rarefeito e Garimpeiro, tem como prioridades a preocupação com a origem e rastreabilidade, tendo foco no produtor e no produto. “Essa feira é uma oportunidade para contar toda essa história para que o consumidor saiba tudo o que está consumindo”.

Destaque na produção de café

FOTO: Divulgalçao

A Bahia se destacou também em outras cafés, é o Cooperbac Premium, da Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac), município que é referência na produção de café da Bahia e é o maior produtor individual de café arábica do Norte e Nordeste do Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE (2019). E tambem o Café Campesinato, da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa (CPC), que possui aroma marcante, sabor prolongado e corpo equilibrado. Produzido pelos camponeses do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), no Sudoeste Baiano.

Café com Tapioca 

Quem já provou um cafezinho com um beiju feito na hora, com certeza vai gostar ainda mais com essa combinação da agricultura familiar. Para acompanhar os cafés, uma das opções é a Tapioca Realeza, produzida pela Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan). A cooperativa se destaca também pela produção de outros derivados da mandioca, a exemplo da farinha e do beiju com coco, além de outros produtos a base de banana.

Bahia na Naturaltech 2022 

O estande Agricultura Familiar da Bahia é uma realização do Governo do Estado, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial e do Fida, respectivamente. Os projetos financiam associações e cooperativas formadas por agricultores familiares desde a produção no campo até a comercialização e se alinham ao conceito da Naturaltech, que preza por iniciativas sustentáveis.

 

 

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Seabra: Confusão durante o São João não ocorreu na cidade, confira onde foi

Durante os festejos juninos, circularam nas redes sociais um vídeo de uma confusão generalizada entre …