CN

Pesquisar

PIATÃ: Evento para elaboração de política para pagamento por serviços ambientais para o município, ocorre nesta segunda

Foto: Divulgação

Marcado para esta segunda-feira (18 de outubro), das 14:30 às 17h, no canal do INCT IN-TREE, na plataforma do YouTube, um evento que irá debater elementos chaves a serem considerados na elaboração de uma política para pagamento por serviços ambientais (PSA), para o Município de Piatã, na Chapada Diamantina.

Explicando de forma simplificada, o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), foi uma forma que o governo encontrou das pessoas se interessarem mais pelo cuidado com a natureza, pagando ao produtor pela preservação das matas ciliares, do solo, da não poluição dos rios, para quem preserva o meio ambiente de diferentes formas. Isso vale para as propriedades rurais e para as cidades também, conforme a Cartilha Piatã Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

O evento é promovido pela Universidade Federal da Bahia em parceria com a ONG Imaterra, a Frente Socioambiental de Piatã, com o Projeto Guardiões da Chapada e INCT IN-TREE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução).

Dentre os convidados estarão a representante da Frente Socioambiental de Piatã, Ana Carolina Kokubo Queique; o promotor regional especializado em meio ambiente do Alto Paraguaçu do Ministério Público, Augusto Cesar Carvalho de Matos e a coordenadora executiva da frente parlamentar ambientalista da Bahia, Bete Wagner.

Também estarão presentes a professora do instituto de biologia da UFBA e representante dos ‘Guardiões da Chapada’, Blandina Felipe Viana; Luana Pimentel, especialista em meio ambiente e recursos hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia; a representante da ONG Imaterra, Margareth Peixoto Maia; e a professora do instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, Maria Salete Amorim.

Outras presenças marcadas são a doutoranda da Universidade Estadual Santa Cruz, Nayra Coelho; coordenador do PI de Interação com a sociedade do INCT IN-TREE, Pedro Rocha; secretária de meio ambiente de Piatã, Sirya Myrella e estudantes e monitora do curso de Extensão sobre PSA e da disciplina ACCS BIOC88 do IBUFBA

Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo