segunda-feira ,6 fevereiro 2023
Página Inicial / Educação / PIATÃ: Inovação turística na Chapada Diamantina, a“Pousada Museu” será inaugurada neste sábado.

PIATÃ: Inovação turística na Chapada Diamantina, a“Pousada Museu” será inaugurada neste sábado.

Pousada Museu oferece conformto e conhecimnto | FOTO: Divulgação

Inovação, ousadia, história, conhecimento e conforto. Tudo isso é o que ganha a Bahia e a Chapada Diamantina com o novo estilo de pousada que será inaugurado no próximo sábado (10), no município de Piatã, na Chapada Diamantina. Um jeito totalmente agregador de Pousada Museu, que oferecerá o aconchego do ambiente familiar de hospedagem, com leitos confortáveis, cercados por uma temática de museu, trazendo a história da região e do Brasil estampada nos ambientes.

Essa inovação na região está sendo trazida pelo historiador e professor Edmar França. Ele conta que o museu nasceu através de pesquisa sobre a região. Piatã é uma das cidades mais antiga da Bahia, junto com Rio de Contas e Jacobina, e está na rota da “Estrada Real”. Ele percebeu a necessidade dessa história ocupar mais espaço. Então nasceu o Museu, que na verdade,  já tinha sido criado há cinco anos, porém, com a pandemia da Covid-19 o projeto ficou fechado, pois seu público maior, estudantes e turistas, estavam impedidos de circular.

Então, recentemente, veio o desafio de abrir o museu juntamente com uma pousada, um sustentando o outro. Edmar explica que a pousada é uma forma das pessoas visitarem Piatã e a Chapada e ao mesmo tempo, ela contar uma história, destinando renda ao Museu.

O projeto foi formado por uma equipe multidisciplinar, envolvendo engenheiro, arquiteto, pedreiro experiente e o historiador, sempre com o olhar histórico, criando uma pousada temática abrangindo a ideia do Ciclo do Garimpo, do Ouro, do Diamante e tantas outras curiosidades da história da Bahia e do Brasil.

“A gente quer dizer para a Bahia e para os turistas que temos muitas coisas interessantes, importantes que são oferecidas a partir do Museu. Três temas, por exemplo, que temos na Região da Chapada Diamantina, interage com a história do Brasil, como a passagem da Coluna Prestes, o Ciclo do Diamante e o Ciclo do Ouro”, enfatiza o professor e empreendedor Edmar.

A ideia é que o Museu fosse bem leve, pois nem todos que vão hospedar são obrigados a gostar de história, então ele não interfere bruscamente no ambiente. O Museu contorna toda a pousada, como se fosse seu próprio design. São diversos espaços, divididos por subtemas, com leveza e muita história.

“Além de ter leitos confortáveis, café da manhã bacana, duchas excelentes, quando o turista sair do seu quarto ele vai ter algo para explorar dentro do espaço. Lembrando que Piatã, além disso, é uma cidade que tem suas marcas no paisagismo, no patrimônio natural, rio, serras, cachoeiras. Também tem selos de qualidade que a faz ser conhecida nacionalmente, como o café e a altitude que provoca um frio constante. Viemos para somar com a Chapada Diamantina”, pontua o Professor Edmar França.

A inauguração ocorrerá dia 10, com um coquetel para comemorar os cinco anos do projeto. A estimativa é que serão ofertados 30 leitos, que serão inaugurados em etapas. Veja vídeo da Pousada Museu.

Chapada News
 

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

PIATÃ: Município também terá carnaval e já conta com atrações confirmadas; confira!

O circuito carnavalesco da Chapada Diamantina conta agora com mais um destino na rota, a …