terça-feira ,28 setembro 2021
Página Inicial / Meio Ambiente / #PIATÃ: Mineração em Bocaina e Mocó será alvo de audiência pública no dia 09 de setembro com mediação do MP

#PIATÃ: Mineração em Bocaina e Mocó será alvo de audiência pública no dia 09 de setembro com mediação do MP

Foto: CPT-BA

Organizado por comunidades quilombolas de Piatã, na Chapada Diamantina, o Movimento SOS Bocaina e Mocó estão convocando a sociedade para participar de uma audiência pública para discutir a mineração da empresa inglesa Brazil Iron, que será mediada pelo Ministério Público Estadual (MP-BA). O evento será dia 09 de setembro, a partir das 9 horas, na Associação da Bocaina e será transmitido pelo YouTube, no canal da “TV Uneb Seabra”.

São muitos os transtornos registrados pelos moradores das localidades atingidas pela mineração. Desde 2016 são relatados uma série de impactos. Transtornos como contaminação das águas, problemas de saúde provocados pela poluição do ar, além de transtornos resultados do estressa das sirenes, sons, ruídos, buzinas e explosões 24 horas por dia.

FOTO: Divulgação

Os moradores também alegam prejuízos com rachaduras e desmoronamento de imóveis, inviabilidade da agricultura familiar e a destruição do modo de vida sustentado pela população centenária. Com a audiência, a comunidade espera ter respostas das autoridades sobre o futuro da localidade, sem que precisem sair do lugar onde cresceram, do lugar de suas memórias.

“Não conseguimos ver o sol, a fumaça não deixa a gente ver a luz do dia. E eu não consigo ter esperanças de que alguém veja nosso lado no meio de tanta fuligem”, relata uma das moradoras das localidades atingidas que preferiu não se identificar por medo. Chapada News com informações da TV Uneb Seabra

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Suspeito de matar pediatra em clínica, utilizou durex nos dedos e teve digital reconhecida por palma da mão

Preso nesta segunda-feira (27), o suspeito de matar o médico pediatra Júlio César de Queiroz Teixeira, de …