sábado ,18 setembro 2021
Página Inicial / Economia / Piatã: Moradores das comunidades de Bocaina e Mocó se assustam com explosão de bomba em mineradora que atua na região

Piatã: Moradores das comunidades de Bocaina e Mocó se assustam com explosão de bomba em mineradora que atua na região

Foto: Divulgação

Moradores das comunidades Bocaina e Mocó, na zona rural do município de Piatã, na Chapada Diamantina, se assustaram com uma explosão de bomba ocasionada por uma mineradora que atua na região. O barulho “ensurdecedor”, como descreve alguns moradores, aconteceu por vota do meio-dia, nesta quinta-feira (19).

A explosão foi tão grande, que moradores afirmam que aumentou as rachaduras das residências e promoveu a fuga de animais. Conforme o grupo ‘Sos Bocaina e Mocó’, as explosões ocorrem diariamente nas localidades. Entretanto, essa explosão teve um impacto muito mais forte.

Foto: Divulgação

“Estas explosões acontecem todos os dias. Mas hoje a explosão foi muito mais forte que o habitual”, relata o grupo ao comentar que o som foi “ensurdecedor feito trovão”. Residências chegaram a tremer e os moradores, inclusive de comunidades vizinhas, se assustaram com o alto barulho.

Estas reclamações são antigas e recorrentes visto que os moradores costumam protestar sempre em relação a poluição que as explosões causam, levantando muita poeira tóxica no ar e emitindo um barulho que causam impactos ambientais em toda região. “Não podemos ver o sol. A fumaça não nos deixa ver a luz do dia”, reforça a líder comunitária Dandara.

“Neste momento, a gente não consegue nem ver a casa do vizinho. Depois esse pó assenta nas plantações, nas casas e nas nascentes”, relata o grupo em publicação.

O grupo ainda relata que muitas casas estão para cair com o impacto da exploração mineira. Segundo os líderes locais, numa audiência com o Ministério Público Ambiental de Lençóis, estima-se que mais de 30% dos residentes já abandonaram as suas casas, ou estão a pensar fazê-lo em breve.

O ‘SOS Bocaina e Mocó’ já se posiciona frequentemente sobre os impactos negativos que a mineradora Brazil Iron vem causando nas comunidades, inclusive, lançou um abaixo-assinado que está com 420 assinaturas, até o momento. Esse documento informa que a empresa mineira britânica “a Brazil Iron, que tem sido famosa…ou melhor, infame, olhando para o seu descuido no que diz respeito à proteção ambiental”.

Foto: Divulgação

Chapada News

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Jacobina: Carro pega fogo após batida na BR 324

No final da tarde desta quarta-feira, 15 de setembro de 2021, foi registrado um acidente …