sexta-feira ,7 maio 2021
Página Inicial / Noticias / Piatã: Prefeitura amplia assistência à pacientes de Covid-19 com Centro de Atendimento à síndromes gripais.

Piatã: Prefeitura amplia assistência à pacientes de Covid-19 com Centro de Atendimento à síndromes gripais.

A prefeitura municipal de Piatã, iniciou nesta segunda, 18 de janeiro, os serviços no centro de atendimento à síndromes gripais, uma unidade de internação básica que conta com cinco enfermarias, consultório médico, de enfermagem e de coleta (sala específica para realização de exames para detectar a covid-19, RT-PCR e teste rápido). A equipe conta com  médico, dois enfermeiros, dois auxiliares de enfermagem, recepcionistas, agentes de limpeza e porteiro. A estrutura foi montada com recursos do governo federal destinados ao enfrentamento da covid-19, em apenas uma semana. A ampliação dos atendimentos foi necessária em virtude do aumento de casos da doença na cidade que saltou de 117 casos confirmados (19 ativos – 1 óbito) em 29 de dezembro de 2020 para 391 casos confirmados (109 ativos – 3 óbitos) em 17 de janeiro de 2021. O prefeito Marcos Paulo Santos Azevedo decidiu ampliar a assistência médica e reservar um local para atendimento exclusivo à pessoas com conjunto de sintomas ligados à gripes e resfriados (febre, tosse, dor de Cabeça, dor na garganta, dores no Corpo, perda de cheiro e gosto). O objetivo é que os usuários do todo o município (sede, distritos de Cabrália, Inúbia e zona rural) possam contar com um local específico para serem atendidos, evitando que a doença se agrave e também que esses casos saiam das unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e das unidades de Saúde da Família (USF’s), centralizando os casos suspeitos em um único lugar.

Sobre a dinâmica do centro, o secretário de saúde Igor Teles afirmou que os exames RT-PCR serão feitos às quintas-feiras e teste rápidos a qualquer momento (respeitando o período de janela imunológica de cada paciente) pela equipe de enfermagem. O município conta também com uma unidade hospitalar adequada para internações de pacientes acometidos pelo vírus, inclusive com três respiradores artificiais. O prefeito também contratou o serviço de uma UTI Móvel para uma possível transferência de paciente e já solicitou análise da pista de pouso para uma eventual transferência via UTI aérea: “Como prefeito, o que eu puder fazer para salvar vidas, farei. Não importa quanto isso custe. Vidas humanas não tem preço”. Com informações da Assessoria.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Bahia tem aumento de 147% no registro de crimes cibernéticos durante a pandemia

A Bahia teve um aumento de aproximadamente 147% na quantidade de crimes cibernéticos registrados pela …