quarta-feira ,30 novembro 2022
Página Inicial / Economia / Piatã: Produtoras de café vencem 19º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Safra 2022

Piatã: Produtoras de café vencem 19º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Safra 2022

Em meados de outubro, aconteceu a divulgação da classificação final do concurso e dos demais lotes aptos a participar do leilão da 19º Concurso Nacional ABIC (Associação Brasileira da Industria de Café) de Qualidade do Café – Safra 2022. Leilão esse que será aberto nesta segunda-feira (24).

Assim como na edição anterior, mais um café da Chapada Diamantina se destacou. Antônio Rigno, da Chácara São Judas Tadeu, em Piatã, voltou a vencer o Concurso ao atingir a maior nota de sua origem: 8,71, com 88,75 na SCA, na categoria por Origem Arábica.

Neste ano, o certame bateu seu recorde de amostras recebidas. Ao todo, foram 84 cafés analisados, 65 da espécie arábica e 19 da canéfora. Na última edição, o total foi de 63 amostras.

Análise

Após serem recebidas, as amostras foram registradas, codificadas e apresentadas ao júri técnico para uma pré-seleção, onde foram classificadas quanto ao tipo, cor, aspecto, umidade, atividade de água, defeitos e à qualidade da bebida.

Depois, foram separadas de acordo com as espécies e avaliadas em prova cega, seguindo a metodologia do Programa de Qualidade do café (PQC). Nesta fase, foram classificados os lotes que atingiram pontuação mínima admissível para o leilão, ou seja, 7.3 pontos na escala PQC e o resultado contribuiu com peso de 90% na nota final. Os outros 10% foram cumpridos com o quesito Sustentabilidade, que avaliou certificados emitidos por organizações reconhecidas nacional ou internacionalmente ou o questionário fornecido pela Comissão Organizadora.

Repescagem

Novidade nesta edição, os segundos melhores cafés de cada origem que atingiram nota final acima de 8,0 foram selecionados a participar do leilão. Nessa lista, destaque também para a Chapada Diamantina, na categoria Arábica, com o café de Michael Freitas de Alcântara, da Fazenda Divino Espírito Santo, em Piatã (BA), com 8,70 e 87,25 na SCA.

Chapada News.

Sobre Redação

Você pode Gostar de:

Seabra: PRF prende foragido da justiça

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na tarde desta terça-feira (29), um foragido da justiça. …