CN

Pesquisar

Polícia suspende buscas por corpo de Bernardo, morto pelo pai e jogado as margens da BR-020 no oeste da Bahia.

A Polícia Civil do Distrito Federal informou, nesta quinta-feira (5), que suspendeu as buscas pelo corpo de Bernardo Marques Osório, de 1 ano e 11 meses. O menino foi levado pelo pai de uma creche na Asa Sul. Para os investigadores, o suspeito mentiu sobre o local que teria deixado a criança (entenda abaixo).

O delegado Leandro Ritt, que investiga o caso, afirmou que vê indícios de que o servidor público Paulo Roberto de Caldas Osório “quer perpetuar o sofrimento da família”.

O autor, em razão de confusão mental, não jogou o cadáver no local indicado ou não deseja que o corpo da criança seja localizado“, disse em nota.

O servidor público foi preso nesta segunda-feira (2), na Bahia, e, segundo a polícia, confessou ter matado a criança. Ele disse ainda que deixou o corpo do filho em um matagal na beira da BR-020, a mais de 400 km de Brasília. O homem entrou em contradição sobre as características do local.

“O autor já havia informado que o corpo estaria à beira da estrada, em região de capim alto. Verificou-se, durante a averiguação, que o local percorrido era região de produção de soja e que havia poucos pontos, à beira da estrada, que condiziam com a informação”, informou o delegado em nota.

As buscas foram feitas em toda a área de 100 km delimitada pelos investigadores, com o uso de helicóptero e policiais na beira da estrada. Contudo, a Polícia Civil concluiu ainda na quarta-feira, o suposto cadáver não estaria na região.

Ainda antes de concluir as buscas no local informado por Paulo, na quarta-feira, a polícia já destacava que o homem falava sobre a morte da criança sem emoção, além de demonstrar raiva pela família.

Você conversa por horas com ele [Osório] e não há emoção. Ele fala do filho como ‘o menino’. Ele relata a morte, a ocultação do cadáver, e em nenhum momento ele se emociona“, disse o delegado.


Desconfiança

Na delegacia, Osório contou os detalhes de como teria matado o filho. Em depoimento, o suspeito afirmou que deu medicamentos de uso controlado para Bernardo.

Segundo o delegado, o pai informou que diluiu quatro comprimidos em um suco de uva e deu à criança. Ele contou que tinha “restrições” para visitar o filho – e que isso teria sido o motivo da fuga. Ainda na sexta-feira, Osório mandou mensagens de texto e de áudio para a ex-mulher.

Os áudios que ele manda para a mãe da criança revelam, assim, uma grande raiva. Ele fala enfaticamente: ‘vocês nunca mais vão ver o menino’.”

Trechos da gravação obtidos pela Polícia Civil mostram que o homem tinha desavenças com a mãe e com a avó da criança.

Osório disse ainda que durante a viagem até a Bahia percebeu que Bernardo estava morto e, por isso, parou o carro e deixou o corpo do menino em um matagal – mas não soube precisar o local.

Para a polícia, a criança pode ter morrido ainda na casa do pai, na Asa Sul, e teria pego a estrada para fugir das autoridades.

Preso por tempo indeterminado

Nesta quarta (4), Osório passou por audiência de custódia em Brasília. O juiz Fellipe Figueiredo de Carvalho converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva – por tempo indeterminado.

“Cuida-se de homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver, que o autuado teria cometido contra o próprio filho, criança de 01 ano e 11 meses de idade”, disse o juiz.

O magistrado também destacou que, durante a audiência de custódia, Paulo Roberto de Caldas Osório não apresentou qualquer mudança no comportamento.

“Não notei, durante a oitiva do autuado, qualquer tipo de perturbação mental, estando ele consciente, localizado no tempo e no espaço, com raciocínio concatenado e fala fluida e harmônica”, apontou.


Assassinato da própria mãe

Segundo a Polícia Civil, Osório ficou internado na ala psiquiátrica da Penitenciária da Papuda, em Brasília, por 10 anos, por ter assassinado a própria mãe. O crime ocorreu quando ele tinha 18 anos, na mesma casa da 712 Sul onde o servidor público mora.

Na época, Osório foi considerado inimputável, ou seja, sem condições de responder pelo crime, devido ao transtorno mental. Segundo laudos, ele tem esquizofrenia.

Três anos depois de cumprir a pena, Osório fez concurso para o Metrô do Distrito Federal e foi aprovado, inclusive na avaliação psicológica.

Segundo o delegado Leandro Ritt, a mãe da criança, Tatiana da Silva, descobriu o passado do ex-companheiro após conversar com os vizinhos dele, enquanto procurava pelo filho.

Pelo fato de ser um crime muito antigo, as pessoas ligadas à família [materna] não tinham essa informação.”

Tatiana e Paulo Osório namoraram durante um ano. Neste período ela engravidou de Bernardo e eles se separaram. (Fonte: G1 DF)

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo