CN

Pesquisar

Ponto Novo: Professor desenvolve jogo para estimular aprendizagem em inglês

Foi pensando em facilitar o processo de aprendizagem do inglês que um professor da rede pública desenvolveu junto a estudantes do Colégio Estadual Nelson Maia, na cidade de Ponto Novo, no Piemonte Norte do Itapicuru, um jogo digital que faz uma releitura da chegada de colonizadores, que, em terras estrangeiras, precisam aprender a se comunicar.

O game, que tem conquistado os estudantes, traz uma realidade distópica para evidenciar o poder do discurso e a importância de ter oportunidade de falar e ser ouvido. O professor Joedson Sena, que desenvolveu o jogo, certifica que esta é uma eficaz forma de aprendizagem. “Acredito muito que os jogos digitais são uma ótima alternativa para a educação, por fazer parte do cotidiano dos estudantes. Há uma ótima receptividade e [os jogos] possuem elementos que contribuem para o engajamento a interação e o interesse pelo conteúdo a ser estudado, o que, consequentemente, tornam a aprendizagem mais prazerosa”, disse. 

O professor conta que o projeto foi todo colaborativo, com a participação de outras professoras de língua inglesa que contribuíram com os aspectos pedagógicos do jogo, além de um outro colega fez a programação. Até os alunos se envolveram no processo. “Os estudantes atuaram ativamente nos diversos componentes do game: Criação da narrativa e storytelling, definição da mecânica, desenho dos personagens e demais elementos visuais e gravação das vozes dos personagens”, disse.

 

A motivação para criar o jogo veio de uma carência percebida por Joedson, que além de lecionar, é pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). “Cresci em contato com os jogos digitais, sou apaixonado por esse mundo dos games, inclusive jogo até hoje. Quando comecei a estudar sobre jogos na educação para a realização da minha pesquisa de mestrado me deparei com vários autores que defendiam o potencial dos jogos para a aprendizagem. A ideia de desenvolver um jogo surge a partir do momento em que nós não encontramos um jogo digital para ensino de Língua Inglesa que atendesse as demandas dentro das realidades dos nossos estudantes”, explicou.

Com o nome de Tapuya, fazendo referência a nativos indígenas brasileiros que não aceitavam acordos com os colonizadores, o jogo tem como enredo a história de Yacó e Bina em homenagem à cidade de Jacobina. Os personagens são dois nativos de um planeta desconhecido que tem a missão de libertar seu povo do domínio de invasores estrangeiros. O que só será possível se o jogador for bom e conseguir coletar joias espalhadas no ambiente a fim de criar sentenças em Língua Inglesa. Cada frase elaborada corretamente funciona como uma chave para desativar armadilhas. 

Por conta da pandemia, a etapa de testes e avaliação do game foi realizada com poucos alunos, mas os resultados foram satisfatórios. “Na avaliação com os estudantes que jogaram Tapuya o feedback foi positivo, ficou perceptível que houve considerável desenvolvimento linguístico e os relatos deles mostram que a compreensão das regras gramaticais se tornou mais natural, mais fácil e divertida”, explicou.

A versão demo de Tapuya  está disponível para download gratuito e funciona nas plataformas do Windows, Mac e Linux. Basta acessar e dar play

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo